NOVEMBRO AZUL: EXAMES PERIÓDICOS DE DETECÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

NOVEMBRO AZUL: I URSAP ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES PERIÓDICOS DE DETECÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

Novembro Azul

Uma estimativa feita pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta o surgimento de 740 novos casos de câncer de próstata por ano no Rio Grande do Norte. Dentro do Movimento Mundial do Novembro Azul, a Secretaria de Estado da Saúde Pública(Sesap), alerta a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, que tem o dia 27 de novembro marcado como Dia Nacional e Internacional da Luta contra o Câncer.

novembro azul 2

Entre os sintomas do câncer de próstata estão: dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra. A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Além disso, o órgão é responsável pela produção de parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberados durante o ato sexual.

Segundo Hugo Mota, responsável técnico pela Estratégia da Saúde da Família, com o aumento da expectativa de vida do brasileiro e o consequente envelhecimento da população, cada vez mais se estabelece a ideia de que é preciso viver com mais saúde. “A saúde de um homem aos 80 anos depende dos cuidados tomados por ele aos 40. O exame está deixando de ser um tabu para muitos homens. A simples ida a um urologista pode fazê-lo ter um envelhecimento mais saudável”, destacou.

Deixar um comentário