RN mantém liderança em energia eólica no Brasil

20131214-082308.jpg

O resultado do 18º Leilão de Energia Nova (LEN) A-5 realizado nesta sexta-feira (13) reafirmou a posição do Rio Grande do Norte como estado potencial para geração de energia eólica no Brasil. O Governo do Estado analisa o resultado como bastante positivo para o setor, uma vez que dos 2.337,8 MW comercializados, o RN ficou com 684,7 MW alcançando o segundo lugar, tanto na quantidade de parques como na energia comercializada.

A partir deste resultado o RN conta agora com mais 25 novos parques eólicos para serem instalados em diferentes regiões do estado e com investimentos na ordem de R$ 2, 5 bilhões.

Mesmo com o segundo lugar alcançado no leilão realizado ontem (13), o Rio Grande do Norte é líder quando contabilizados os leilões disputados pelo segmento eólico no Brasil. Hoje o RN possui quase R$ 15 bilhões em investimentos no setor eólico e até 2018 já tem assegurado praticamente 130 parques.

O resultado demonstra claramente a confiança que os investidores depositaram no trabalho realizado ao longo deste ano pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), em parceria com a bancada federal, FIERN e a Abeeólica, em diversas reuniões no âmbito do Ministério de Minas e Energia, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e ANEEL para garantir a solução de longo prazo no reforço do sistema de transmissão de energia do RN. Um reforço que permitirá assim o escoamento da energia dos parques eólicos que aqui se instalarem, e como consequência, continuará levando o desenvolvimento para o interior do RN o que é uma das principais características dessa fonte.

No última dia 04, a SEDEC se reuniu em audiência com o Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, com o deputado federal Henrique Alves, Abeeólica,  FIERN  e investidores privados, onde na ocasião o ministro ratificou o compromisso de realizar – no primeiro semestre de 2014 – o leilão de vários lotes de transmissão de energia, na sua grande maioria na tensão de 500 kV, mudando radicalmente o perfil de transmissão  de energia do RN.

No momento em que os lotes forem licitados haverá a mudança da lógica dos leilões praticados até pouco tempo atrás, que consistia em pensar na transmissão somente depois da realização dos leilões de geração, ocasionando assim todos os percalços que contribuíram na redução da competitividade dos parques eólicos do nosso estado no último leilão A-3.

Um dos desafios do Governo do Rio Grande do Norte será a de fazer com que o governo federal realize o leilão de transmissão ainda no primeiro trimestre de 2014 para assim compatibilizar os prazos de obras da transmissão com o início da geração, em função do próximo leilão de energia na modalidade A-3, que ocorre sistematicamente todos os anos.

Para o leilão de energia na modalidade A-5, este problema não existe uma vez que o início da geração se dará apenas em 2018, ocasião em que as obras dos novos lotes de transmissão já terão sido concluídas.

É neste ambiente de confiança que o Governo do Estado implantará o Parque Tecnológico de Energia assegurando ao Rio Grande do Norte o destaque tanto na atração de parques eólicos como na atração de empresas de tecnologia de ponta no segmento de energias renováveis. Em parceria com a academia e institutos tecnológicos o Parque permitirá o desenvolvimento de novas tecnologias além da adaptação das já existentes às condições de vento e de radiação solar local.

Deixar um comentário