Siga: Cristiando Ronaldo vence a Bola de Ouro da Fifa

Bd4bg8BCAAAAW0_

RIO – Cristiano Ronaldo superou Lionel Messi e Franck Ribéry e venceu a a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo de 2013. A festa de gala da Fifa em Zurique, na Suíça, está chegando ao fim. Entre as mulheres, quem venceu foi a goleira alemã Nadine Angerer – Marta estava na disputa.

O Brasil também não levou no Prêmio Puskas de gol mais bonito da temporada. Neymar estava na disputa, mas o vencedor foi o sueco Zlatan Ibrahimovic, com um golaço marcado pela seleção da Suécia contra a Inglaterra, em um amistoso em novembro de 2012.

Um brasileiro, porém, foi aplaudido de pé na cerimônia. Pelé recebeu uma Bola de Ouro especial e foi ovacionado por todos os presentes, não escondendo a emoção e chorando.

– Prometi à minha família que não choraria, mas sou emotivo. Eu não jogava sozinho, tudo que eu ganhei foi com meus amigos. Completei minha coleção de troféus – disse Pelé, emocionado.

A Fifa começou a cerimônia, que tem Fernanda Lima como apresentadora ao lado do ex-jogador holandês Ruud Gullit, elegendo a seleção do ano. O time ideal da entidade tem dois brasileiros: o zagueiro Thiago Silva, do PSG, e o lateral-direito Daniel Alves, do Barcelona.

A seleção do ano tem três jogadores do Bayern de Munique, dois do PSG, quatro do Barcelona e dois do Real Madrid. O time ficou assim: Neuer (Bayern de Munique), Daniel Alves (Barcelona), Sérgio Ramos (Real Madrid), Thiago Silva (PSG) e Philip Lahm (Bayern de Munique). Iniesta (Barcelona), Xavi (Barcelona) e Ribéry (Bayern de Munique); Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Ibrahimovic (PSG) e Lionel Messi (Barcelona).

Na disputa entre os técnicos, o alemão Jupp Heynckes venceu a disputa. Já aposentado, o treinador foi responsável pela grande temporada do Bayern de Munique, campeão europeu, alemão e da Copa da Alemanha.

Heynckes concorria com o também alemão Jürgen Klopp, do Borussia Dortmund, e com o ex-técnico do Manchester United, Alex Ferguson, que se aposentou ao fim da temporada. No futebol feminino, a vencedora foi a alemã Silvia Neid, da seleção do seu país. Ela derrotou o alemão Ralf Kellerman, do Wolfsburg, e a sueca Pia Sundhage, da Suécia.

Ex-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o belga Jacques Rogge venceu o prêmio presidencial da Fifa. Campeões mundiais com a seleção brasileira, Pelé, Amarildo e Cafu foram homenageados durante a festa.

O ex-jogador Eusébio também foi homenageado na cerimônia. Maior ídolo da história do futebol português, o craque morreu no domingo passado, aos 71 anos, após sofrer uma parada cardíaca.

Nos últimos quatro anos, Ronaldo viu Messi ser coroado o melhor do mundo, fato inédito desde que a Fifa passou a premiar o melhor jogador do ano, em 1991. Vaidoso, o astro do Real Madrid sentiu o golpe, mas não desanimou. Continuou fazendo gols e jogando cada vez mais. Valeu à pena. Nesta segunda-feira, o atacante do Real Madrid é o favorito para receber a Bola de Ouro como o grande destaque de 2013. Messi também teve um grande ano, mas sofreu com muitas lesões que lhe tiraram o favoritismo. Já Ribéry corre por fora. Seu trunfo é ter sido um dos principais npmes do Bayern de Munique, atual campeão alemão, europeu e mundial.

Cristiano Ronaldo, que venceu o prêmio em 2008, quando ainda era jogador do Manchester United, está tão confiante de que ganhará de novo este ano que confirmou a presença de seus três irmãos e de sua mãe, dona Dolores Aveiro, na festa. O otimismo do craque português não vem apenas das atuações espetaculares e dos quatro gols que marcou diante da Suécia na repescagem europeia para a Copa do Mundo — Portugal venceu por 1 a 0 e 3 a 2. Mesmo sem ter conseguido um único título na temporada, o atacante teve um ano primoroso e marcou impressionantes 69 gols em 2013.

Fonte:O GLOBO

Deixar um comentário