Gustavo Fernandes propõe parceria entre DNOCS e CAERN para perfuração de poços em Pau dos Ferros

De acordo com a mensagem anual lida pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) ontem (17) na Assembleia Legislativa (AL), a adutora de engate rápido proposta pelo governo para resolver o problema de abastecimento de água de Pau dos Ferros só estará pronta em, no mínimo, 90 dias. No entanto, o município pode chegar ao colapso por falta d’água antes disso.

O reservatório de Pau dos Ferros está com pouco mais de 5% de sua capacidade. O volume de água pode não ser suficiente nem para os próximos 60 dias. Preocupado com o colapso iminente, o deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) propõe uma parceria do governo federal com o estadual, por meio do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) e da Companhia de Águas do Rio Grande do Norte (CAERN), para acelerar a perfuração de poços na bacia sedimentar de Pau dos Ferros.

“Já foi feito o estudo que identificou o manancial em volta de Pau dos Ferros. O DNOCS perfurou o primeiro poço em Água Nova, com vazão de 18 mil litros por hora, considerado o poço de maior vazão da região. Foi a solução para o problema naquele município. Então foi comprovada a existência da bacia sedimentar. Temos que acelerar a perfuração e ligação de mais poços para abastecer Pau dos Ferros e a região”, defendeu o peemedebista.

Gustavo requereu a perfuração de 12 poços ao DNOCS. Os poços estão sendo perfurados em torno da bacia sedimentar. Mas, precisa da CAERN para a interligação ao sistema de abastecimento da cidade. A proposta do deputado é fazer um trabalho conjunto para resolver o problema o quanto antes.

“É necessária uma vazão de cerca de 67 mil litros de água por hora para abastecer a cidade. Dois poços perfurados no município deram vazão de 7 e 8 mil. Precisamos perfurar os outros na bacia sedimentar que somem a vazão necessária o mais rápido possível e fazer a ligação o quanto antes para levar essa água à população de Pau dos Ferros. É a solução mais rápida”, afirmou o parlamentar.

Deixar um comentário