Consumo movimentará R$ 3,2 trilhões em 2014

Norte e Nordeste seguem retirando participação do Sudeste no consumo, segundo estudo IPC Maps

Região Sudeste ainda lidera, mas tem visto sua participação no consumo diminuir

Região Sudeste ainda lidera, mas tem visto sua participação no consumo diminuir Crédito: Reprodução

O consumo brasileiro este ano terá crescimento nominal de 8%, chegando a R$ 3,26 trilhões – R$ 261 bilhões a mais que no ano anterior. Os dados são do estudo IPC Maps, divulgado pela editora IPC Marketing, especializada em índices de potencial de consumo.

Segundo a avaliação, as despesas das famílias crescerão acima do PIB, o equivalente a 62,8%, sendo o aumento populacional previsto de 0,83%. A população de 203 milhões continuará sendo dominada pelas mulheres, 51% destas contra 49% de homens. E a população urbana corresponderá a 84,8%, com consumo per capita anual de R$ 17.680,11. Já a população rural deve consumir R$ 223,7 bilhões, tendo participação de 5,2% na economia nacional. Sua renda per capita é de R$ 7.235,51.

Destoando das projeções gerais de crescimento da economia, que vêm sendo reduzidas sistematicamente, o IPC Maps 2014 avalia o cenário de consumo do País “em plena expansão”, puxado pela classe média (classe B), que responde por 50,8% de tudo que é consumido ou R$ 1,55 trilhão. Em 2013, essa faixa social já liderava o ranking de consumo, com 48,8% ou R$ 1,35 trilhão.

No estudo, a badalada classe C, também chamada emergente, domina em volume de lares brasileiros (46,9% ou 26,02 milhões de lares), mas responde por 26% do consumo – R$ 790 bilhões. O número foi menor que o registrado em 2013, quando chegou a 27,9%. E os privilegiados do topo da pirâmide seguem expandindo os gastos; a classe A deve consumir R$ 591,1 bilhões, ou 19,5% do consumo total no País, contra R$ 539,6 bilhões de 2013. Já a base da pirâmide continua diminuindo, tanto em domicílio – 12,7% contra 14,7% de 2013 – e em consumo. Ainda assim é responsável por gastos da ordem de R$ 110,4 bilhões (3,6% da participação geral).

Fonte:meioemensagem

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