CHEFES DOS TRÊS PODERES ASSINAM PACTO PELA SEGURANÇA PÚBLICA

APÓS TROCA DE FARPAS
O ASSUNTO PRINCIPAL DA CONVERSA FOI A SEGURANÇA NAS FRONTEIRAS

O ASSUNTO PRINCIPAL DA CONVERSA FOI A SEGURANÇA NAS FRONTEIRAS (FOTO: CARLOS HUMBERTO/ STF)

Os chefes dos três Poderes assinaram um pacto federativo pela segurança pública. O encontro aconteceu por volta das 11h30 desta sexta-feira (28), no Palácio do Itamaraty. O assunto principal da conversa foi sobre a segurança nas fronteiras.

Além de Michel Temer, Renan Calheiros e Cármen Lúcia, estiveram na reunião o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, os ministros da Justiça, Alexandre de Moraes, da Defesa, Raul Jungmann, e das Relações Exteriores, José Serra, o diretor da Polícia Federal, Leandro Daiello, o presidente da OAB, Claudio Lamachia, e comandantes militares.

Troca de farpas

A reunião acontece após polêmica envolvendo Renan Calheiros, a presidente do STF, Cármen Lúcia, e o ministro Alexandre de Moraes.  Calheiros criticou o juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal, por autorizar a Operação Métis, que resultou na prisão de quatro policiais legislativos, no Senado. O motivo seria ‘embaraços’ à Lava Jato.

O presidente do Senado chamou o juiz de ‘juizeco’ ao avaliar que ele precisava de autorização do Supremo para realizar a ação. Na ocasião, Renan também chamou o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, de ‘chefete de polícia’.

Polêmica

Ontem (27), o ministro do STF Teori Zavascki suspendeu a Operação Métis por meio de uma liminar. Ele também determinou  que todo o processo relacionado à operação que está na 10ª Vara da Justiça Federal, no Distrito Federal, seja transferido para o STF.

Teori concedeu a liminar após analisar o pedido de um dos policiais presos, Antônio Tavares dos Santos Neto. A defesa do policial argumentou que houve usurpação da competência do Supremo na ação.

Fonte:Diario do Poder

Deixar um comentário