Presidente Ezequiel viabiliza convênios com a Casa do Brasil, em Madrid e FECAM

Presidente Ezequiel viabiliza convênios com a Casa do Brasil, em Madrid e FECAM

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), viabilizou através de convênios entre a Escola da Assembleia, a Casa do Brasil, em Madrid, e a Escola da Assembleia e a Federação das Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte (FECAM). Os convênios foram assinados  durante o encerramento da 28º Encontro Nacional de Escolas Legislativas e de Contas, visando promover a cooperação entre as instituições com o objetivo de realizar, conjuntamente, atividades de natureza acadêmica, científica, técnica, pedagógica e cultural em áreas de interesse comum.

“Estamos trabalhando para sermos uma Assembleia Legislativa preparada, em sintonia com as necessidades do contexto atual. Isto faz toda diferença. Promover o aperfeiçoamento das atividades legislativas através de eventos educativos, de formação, educação, capacitação e qualificação de servidores da administração pública tem contribuído muito para isto”, enfatizou Ezequiel Ferreira de Souza.

Representando a Casa do Brasil, Cássio Roberto de Almeida Romano, diretor da entidade, destacou que o convênio com a Assembleia Legislativa terá três aspectos: Dar orientação para encaminhar a comunidade potiguar para cursos de língua espanhola, com hospedagem de intercâmbio na Casa do Brasil, em Madrid, através de encaminhamento da Escola da Assembleia; Disponibilizar em seu espaço local para a divulgação da cultura potiguar e das atividades realizadas pela Assembleia Legislativa, na Espanha, numa proposta de intercâmbio cultural, e; Através de seu vínculo com a Universidade Complutense de Madri, a Casa do Brasil, auxiliar na realização do processo seletivo para alunos indicados pela Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nos cursos de mestrado e doutorado oferecidos pela Universidade, de acordo com as obrigações legais necessárias para ingresso dos alunos na instituição.

Por sua vez, o convênio com a FECAM, assinado pelo diretor executivo Emídio Pereira Junior e pelo presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira de Souza, vai beneficiar mais de 30 câmaras municipais no Rio Grande do Norte. Dentre as ações estão contempladas: Visitas e intercâmbio de professores, estudantes e técnicos administrativos das referidas instituições objetivando a realização de atividades voltadas à pesquisa, ensino, extensão e gestão universitária; Organização conjunta de eventos acadêmicos, científicos e culturais; Cursos de diferentes níveis e categorias; Consultoria técnica e facilitação do acesso à infraestrutura informacional e laboratorial das respectivas instituições.

Para Carlos Russo, diretor geral da Escola da Assembleia, estes convênios com a Casa do Brasil e com a FECAM estão dentro do Planejamento Estratégico da gestão Ezequiel Ferreira de Souza de ampliar o leque de parcerias da Escola da Assembleia com instituições locais, nacionais e internacionais.

Deixar um comentário