BLOCO DE 11 PARTIDOS É FORMADO APENAS PARA COMANDAR O ORÇAMENTO

UNIÃO OPORTUNISTA
BLOCO SERÁ DESFEITO APÓS INSTALAÇÃO DA COMISSÃO DO ORÇAMENTO

LÍDER DO BLOCO, JOSÉ ROCHA CONFIRMOU QUE UNIÃO SERÁ DESFEITA APÓS INSTALAÇÃO DA COMISSÃO DO ORÇAMENTO

PSDB, PSD, PR, PRB, PTB, SD, PPS, PV, Pros, PSL e PRP decidiram se unir para formar um bloco, com 201 deputados, para garantir a presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO). A presidência da CMO, composta por 31 deputados e 11 senadores, cabe à maior bancada e no ano passado foi comandada pelo senador Dário Berger (PMDB-SC). O ‘blocão’ se apoia na regra de alternância na presidência da comissão entre senadores e deputados.

Líder do blocão, o deputado José Rocha (PR-BA) confirmou que o objetivo do bloco é apenas grantir o comando do Orçamento 2019. Ele afirmou que o grupo será desfeito após a instalação da Comissão de Orçamento, que deve ocorrer somente no fim de março. Por acordo entre os partidos, o indicado para a presidência será o deputado Milton Monti (PR-SP). Dois anos atrás, Monti também foi o indicado pelo PR para presidir o colegiado. Na época, o cargo foi disputado pelo PMDB e o PP, cada um com uma intepretação regimental sobre a quem cabia a vaga. Após semanas de impasse, a presidência foi para o deputado Arthur Lira (PP-AL).

Rocha disse que Monti tem o preparo necessário para assumir a comissão. “É um deputado de várias legislaturas, tem várias passagens pela Comissão de Orçamento, e é de um estado importante para o País. Acho que ele vai ter uma visão do orçamento que todos nós desejamos”, disse.

O líder afirmou que a ideia de formar o blocão surgiu da importância que a Comissão de Orçamento assume em ano de eleição presidencial, já que a proposta orçamentária que será discutida no segundo semestre será a primeira do novo gabinete presidencial. “Teremos, na indicação do presidente da Comissão de Orçamento, a responsabilidade e o compromisso de elaborar um orçamento que seja o mais enxuto possível, seja o orçamento que venha realmente priorizar programas para o próximo governo”, disse Rocha.

Comissões de MPs

Além da Comissão de Orçamento, o blocão interfere nas comissões mistas que analisam medidas provisórias editadas pelo governo, controlando a maior parte das vagas destinadas aos deputados. Isso já pôde ser observado na composição da comissão que vai votar a MP 821/18, enviada hoje ao Congresso. O blocão ficou com cinco vagas, à frente do PMDB e PT, que ficaram, cada um, com duas, do bloco PP-Avante (1), PSB (1) e DEM (1).

Deixar um comentário