FAPERN e SEEC publicam edital do Pibic Jr

Foi publicado na edição do Diário Oficial do RN de hoje (22), o edital do Programa de Iniciação Científica Jr, o PIBIC Jr. Contando com um investimento de meio milhão de reais, o programa foi lançado pelo governador Robinson Faria na última segunda-feira (19), data que marcou o início do ano letivo. O edital é fruto do convênio firmado entre a Secretaria de Educação do RN e a Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern) e visa estimular o interesse dos jovens pelo conhecimento científico.

O PIBIC Jr oferta 250 bolsas de estudos, no valor de R$ 100, a estudantes do ensino médio e de educação profissional da rede estadual de ensino. Além da bolsa, serão distribuídos 50 kits ciências (composto por material de laboratório e/ou informática) no valor de R$ 4 mil para cada projeto vinculado à iniciação científica ou tecnológica, conforme prevê o edital. Os projetos selecionados serão beneficiados com a bolsa durante um período de 12 meses.

A data limite para a o envio das propostas é 12 de março e o resultado final dos projetos contemplados será publicado dia 23 do mesmo mês. No dia 04 de abril será divulgada a lista dos bolsistas selecionados.

“O primeiro encontro dos bolsistas selecionados vai acontecer durante a Campus Party, que ocorre em Natal de 11 a 15 de abril”, informou a Secretária de Educação do RN, Claudia Santa Rosa.

Os projetos desenvolvidos pelos estudantes devem alcançar as mais distintas linhas de pesquisa, como a nanotecnologia, biotecnologia, agronegócio, educação, biotecnologia, infraestrutura urbana, tecnologia de informação, programa espacial, meio ambiente, gestão pública, energias renováveis, têxtil/confecção e turismo.

Os pesquisadores interessados devem encaminhar as propostas através do formulário disponibilizado na página da FAPERN (www.fapern.rn.gov.br). Após o preenchimento, os professores deverão encaminhar as propostas completas, incluindo documentação complementar, pelos Correios com Aviso de Recebimento (AR), em 02 (duas) vias impressas e uma versão em formato eletrônico, para o e-mail: fapernpibicjr@rn.gov.br.

O Edital estará disponível nos sites da FAPERN e da SEEC (www.educação.rn.gov.br).

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, texto

Deixar um comentário