IDEMA recebe autorização para construir Ecoposto da Área de Proteção Ambiental Piquiri-Una, no município de Espírito Santo/RN

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA recebeu esta semana, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), autorização para a construção da sede do Ecoposto da Área de Proteção Ambiental Piquiri-Una. A área mede 1 hectare e fica localizada no Projeto de Assentamento Timbó, município de Espírito Santo/RN, em estrada que liga Pedro Velho à RN 003.

“Em poucos dias conseguimos mais uma vitória para nossas Unidades de Conservação. A construção dos Ecopostos da APA Piquiri-Una e do Parque Estadual Mata da Pipa são importantes para a proteção da diversidade biológica dessas áreas e para ampliar o turismo ecológico do nosso Estado”, afirmou o diretor geral do Idema, Rondinelle Oliveira.

O projeto do Ecoposto, que ainda será desenvolvido pelo Núcleo de Engenharia e Arquitetura do Idema, contará com área administrativa, auditório, estacionamento para automóveis e ônibus de turismo, biblioteca, lanchonete, área externa para eventos ao ar livre, dentre outros.

Posteriormente deverá ser firmado entre os Institutos, o Termo de Cessão de Uso definitivo e específico para a concreta utilização do terreno.

Neste mês de abril, o Idema realizou na APA Piquiri-Una o Curso de Formação para Professores de Escolas Públicas e o projeto Parque Itinerante, ambos multiplicam conhecimento acerca das Unidades de Conservação, além de disseminar a importância da responsabilidade e proteção a todos os ecossistemas. O Instituto também participou da 1ª Oficina de Construção de Viveiro para a confecção de mudas, importante ação para a recuperação das áreas que precisam ser reflorestadas ao longo do Rio Piquiri.

APA Piquiri-Una

A Área de Proteção Ambiental Piquiri-Una abrange parte dos municípios de Goianinha, Canguaretama, Espírito Santo, Pedro Velho e Várzea, estando presentes os Biomas de Mata Atlântica e Caatinga, assim como importantes rios que compõem as sub-bacias dos rios Curimataú, Catú e Jacú. Esta UC tem como objetivo proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

Deixar um comentário