Contas de Robinson e Rosalba devem ser aprovadas

A Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa do RN (ALRN) marcou para terça-feira, 15, a leitura e votação dos pareceres sobre as contas de 2015 e 2016 do governador Robinson Faria e de 2013 da ex-governadora e atual vice-prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini. A informação foi confirmada pelo presidente da Comissão, o deputado estadual Tomba Farias (PSDB). A previsão é que tanto os pareceres sobre as prestações de contas de Robinson quanto as de Rosalba sejam pela aprovação.

Neste caso, o relatório do deputado José Dias (PSDB), relator das contas de Robinson Faria de 2016, inverteria a análise feita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que decidiu reprovar, por unanimidade, a prestação de Robinson.

Em contato com o Agora RN ainda no início do ano, Dias afirmou que não podia antecipar sua decisão, mas que “a prestação de contas do governo é tecnicamente boa, favorável ao governador. Foi a melhor dos últimos anos, o que demonstra que há uma evolução na prestação de contas, não o contrário”.

“Livrando” as contas de 2016, Robinson Faria fica, praticamente, livre de qualquer possibilidade de ser alvo de um pedido de impugnação de sua candidatura a reeleição para o Governo.

Isso porque o relatório das contas de 2015 do governador é favorável a “aprovação com ressalvas”, ou seja, seria aprovada de forma mais fácil, assim como as de 2013 de Rosalba Ciarlini. Além disso, é a Assembleia Legislativa o órgão responsável pelo julgamento das contas de governo, não tendo o TCE autoridade para determinar a reprovação das contas de gestores públicos.

AgoraRN

Deixar um comentário