Prefeitura de Nova Cruz realiza audiência para discussão e elaboração da LDO e LOA 2019

A Prefeitura Municipal realizou nesta terça-feira, (10), no auditório do SEBRAE, sede do Centro Profissionalizante Jessé Freire, audiência pública para apresentação e discussão da metodologia do Orçamento Participativo do Município, visando a elaboração da Lei Orçamentária Anual – LOA – exercício 2019 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO – para o mesmo exercício.

Além do prefeito Targino Pereira, estiveram presentes, secretários, vereadores, assessores, servidores municipais, representantes de classes e instituições do município. O evento, marcado pela ampla participação de todos, têm por meta a escuta e o filtramento de prioridades e demandas com foco nas reais necessidades do município.

Durante a abertura da audiência o prefeito destacou a importância das discussões que resultam em metas e ações concretas que são colocadas em prática pela administração, frisando, oportunamente, o quanto se faz necessário a participação da comunidade, para que, de forma participativa, a gestão municipal possa identificar os problemas e promover o melhor uso dos recursos públicos.

É bom saber:

O que é a LDO

Como as próprias letras dizem, trata-se de um Projeto de Lei que determina as Diretrizes Orçamentárias, ou seja, orientações que estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte ao da criação da mesma. Ela orienta a elaboração do orçamento da prefeitura e estabelece políticas de aplicação dos recursos em projetos que viabilizem o pleno funcionamento da cidade.

O que é a LOA

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é uma das peças que compõem o planejamento orçamentário do Poder Executivo. A LOA prevê o orçamento fiscal, e investimentos das empresas públicas, além de detalhar todos os gastos para o próximo ano. É dividida por temas, como saúde, educação e outros.

Fonte:Portal Transparência da Prefeitura Municipal de Nova Cruz – RN.

Deixar um comentário