Solidariedade universitária no combate à Covid-19

Vilma Torres de Agecom

A pandemia da Covid-19 transformou produtos de higiene e de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em artigos raros e superfaturados no mercado. Muitos itens de EPI hospitalar simplesmente sumiram das lojas e deixaram especialmente os profissionais de saúde, que estão na linha de frente no combate à doença, expostos a situações de risco por não contarem com essas ferramentas em suas unidades de saúde. Por isso, grupos de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) têm somado esforços em várias frentes, uma delas na produção gratuita de protetores faciais reutilizáveis (face shields) para ajudar a preservar a integridade de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais de limpeza nos ambientes hospitalares.

A iniciativa nasceu de maneira solidária. Durante a quarentena, grupos de pesquisa compostos por estudantes e professores da Universidade se reuniram virtualmente para descobrir maneiras de ajudar a coletividade no enfrentamento da pandemia. Graças às doações individuais e à arrecadação entre amigos e parentes, foi possível adquirir online os insumos necessários para iniciar a confecção de centenas de protetores faciais.  As máquinas de impressão e corte, antes paradas pela suspensão das aulas, foram emprestadas pelos laboratórios da UFRN e agora funcionam dia e noite para produzir o maior número de unidades possível.

O médico Ricardo Guedes do Hospital Santa Catarina utilizando o EPI produzido pela UFRN. Foto: Cedida

A corrente do bem precisou de várias adaptações para seguir. Professores emprestaram carros para carregar material e estudantes transformaram cômodos de casa em linha de montagem. A fresa (máquina de corte), que antes da pandemia era usada na produção de órteses e próteses no Departamento de Educação Física, foi redirecionada para o corte de folhas de acetato, que funcionam como uma espécie de escudo protetor para o rosto dos profissionais. As impressoras 3D, usadas para construir maquetes dos projetos de pós-graduação em Arquitetura e Design, agora imprimem suportes plásticos sob medida para a parte superior da viseira.

Fonte:Portal da UFRN

Deixar um comentário