TSE manda que haja retotalização de votos e Sandro Pimentel perderá vaga para Jacó Jacome na ALRN

Votacao LDO Assembleia 282 Sandro Pimentel
Sandro Pimentel havia entrado com embargos de declarado para suspender os efeitos da decisão há quatro meses, porém também foi negado
O ministro Luis Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu anular todos os votos recebidos pelo deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL) nas eleições de 2018. A decisão é liminar e dela cabe recurso, mas o cumprimento deve ser imediato e urgente, decidiu o ministro.
Com isso, uma nova totalização dos votos deverá ser realizada pela Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte nos próximos dias, o que levará de volta à Assembleia Legislativa o ex-deputado Jacó Jácome (PSD), e não um suplente do PSOL, como se esperava.
Acusado pelo Ministério Público de cometer irregularidades na arrecadação de recursos para a sua campanha em 2018, Sandro Pimentel teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral de forma definitiva em outubro do ano passado, por unanimidade.
O deputado continuou no exercício do mandato na Assembleia, porém, porque não havia chegado a ordem para ele deixar o cargo. A expectativa do PSOL era que a Justiça determinasse a posse de um suplente do mesmo partido – que seria Professor Luís Carlos, já que Robério Paulino assumiu mandato de vereador em Natal.
Tse manda que haja retotalização de votos e sandro pimentel perderá vaga para jacó jacome na alrn
TSE manda que haja retotalização de votos e sandro pimentel perderá vaga para Jacó Jacome na ALRN Jacó Jacome – Foto: Elpidio Junior
Na decisão – que foi proferida na última terça-feira (2), o ministro Luis Felipe Salomão alegou que, apesar de haver resoluções apontando que, nesses casos, o suplente herda o mandato, há jurisprudência no TSE para anular todos os votos de candidatos que foram cassados posteriormente por incorrer em “falsidade, fraude ou coação” durante o processo eleitoral. Para não ferir a própria resolução, o TSE tem se amparado no artigo 222 do Código Eleitoral, que aponta que são nulos, sob qualquer hipótese, os votos obtidos através de fraude – caso de Sandro Pimentel, segundo concluiu a Justiça. Em nota, Sandro Pimentel classificou a decisão como “lamentável”.
Fonte – Agora RN

Deixar um comentário