João Santana, delator da Lava Jato, assume comunicação do PDT

João Santana comentou o arranjo em entrevista ao Roda Viva. Foi preso pela operação Lava Jato por irregularidades na campanha da ex-presidente Dilma Rousseff -Nathalie Bohm – 26.out.2020

Ex-marqueteiro do PT

Defende Lula vice de Ciro

Seria a ‘chapa imbatível’

O ex-marqueteiro do PT João Santana assumirá a comunicação do PDTCiro Gomes, pré-candidato à presidência do partido, fez o anúncio nesta 5ª feira (22.abr.2021) pelas redes sociais.

Santana já havia defendido a possibilidade de o ex-presidente Lula (PT) ser vice de Ciro Gomes nas próximas eleições presidenciais. Ele comentou o arranjo em entrevista ao programa Roda Viva, em outubro de 2020.

Na ocasião, o marqueteiro disse que Lula seria “o vice ideal” para Ciro Gomes. Ele comparou a ideia da atual vice-presidente da Argentina Cristina Kirchner de se candidatar ao lado de Alberto Fernández, mas com ele na cabeça de chapa.

“Impossível ser isso [Lula vice de Ciro], mas essa chapa seria imbatível. É imitar a solução genial eleitoral, que a Cristina fez na Argentina”, declarou Santana.

O publicitário também disse ser “improvável” que Jair Bolsonaro vença as eleições em 2022.:“Bolsonaro é 1 fenômeno eleitoral, sim, mas ele não contrariou todas as lógicas de campanha. A campanha de 2018 é que contrariou todas as lógicas da história política eleitoral brasileira”, disse.

Nessa mesma entrevista, Santana disse que mentir é um privilégio” e que o caixa 2 foi sempre a alma do sistema eleitoral brasileiro”.

JOÃO SANTANA

Marqueteiro de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff, o baiano João Cerqueira de Santana Filho tem 67 anos e fez carreira como músico na contracultura das décadas de 1970 e 1980. Atuou como jornalista, ganhou prêmios e passou uma temporada de estudos em Washington, nos Estados Unidos, em 1991. Depois, foi para a publicidade política.

João Santana e sua mulher, Mônica Moura, foram presos e condenados pelo ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro, a 8 anos e 4 meses de prisão por irregularidades na campanha da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2010.

Eles fizeram delação premiada. Foram soltos em outubro de 2018.

Em 9 de julho de 2019, João Santana apareceu em público num depoimento à CPI do BNDES. Cabeludo e de barba, deu longo depoimento que pode ser visto aqui.

O Poder360

Deixar um comentário