Compare os apps Telegram, Signal e WhatsApp e saiba qual é o mais seguro

Poder360 explorou recursos

Telegram tem mais vantagens

Saiba o que difere criptografias

Desde que o WhatsApp anunciou mudanças em sua política de privacidade, muitos usuários migraram em massa para aplicativos concorrentes, como o Telegram e o Signal. O Telegram bateu 500 milhões de usuários e o Signal teve recordes de download nos meses de janeiro e fevereiro de 2021.

Os usuários do WhatsApp têm até sábado (15.mai.2021) para aceitar os novos termos de uso. Caso contrário, terão recursos limitados no aplicativo. Quem não concordar com as novas condições de privacidade seguirá recebendo mensagens e ligações “por um curto período”, segundo a empresa, mas o envio e leitura de mensagens será restringido posteriormente.

Entre as mudanças nos Termos de Uso e na Política de Privacidade do WhatsApp estão o compartilhamento de dados relativos à atividade do usuário no aplicativo. A empresa não terá acesso ao conteúdo das conversas, mas poderá acessar informações como contatos frequentes, localização, interações com contas de empresas no aplicativo, entre outros.

Muitos usuários passaram a procurar alternativas ao WhatsApp por não concordarem em ceder tais informações. O Poder360 explorou as funcionalidades de cada aplicativo de mensagem, conversou com especialistas sobre a segurança e criptografia dos apps e montou infográficos para explicar suas diferenças.

USABILIDADE

Em termos de usabilidade, o Telegram se destaca do WhatsApp e do Signal. É o aplicativo que tem mais recursos e facilidades para o usuário.

Entre as maiores vantagens exclusivas do Telegram estão a possibilidade de editar mensagens já enviadas (o texto é corrigido também no app do destinatário), apagar mensagens enviadas sem deixar rastros e sem limite de tempo depois do envio, maior capacidade de usuários por grupo e maior limite de tamanho de arquivos para envio. Também permite o agendamento de mensagens.

Leia o comparativo de funções do Telegram WhatsApp e Signal:

VERSÕES WEB

Todos os 3 aplicativos têm suporte para versão web. No Telegram e no WhatsApp, o acesso pelo desktop pode ser feito por meio do navegador ou aplicativo instalado no computador. No caso do Signal, o acesso é realizado somente por meio do aplicativo.

O Signal e o WhatsApp requerem o celular conectado à internet para o uso da versão web. Isso produz dificuldades para o usuário, que muitas vezes quer usar a versão no desktop, mas o computador não reconhece a proximidade e conexão do celular e o serviço fica indisponível.

Já o Telegram só requer o celular para o 1º login em um novo dispositivo. Depois de logado, não é necessário que o dispositivo móvel esteja conectado ao wifi para utilizar a versão web. O uso no computador também tem login com 2 fatores, o que aumenta a segurança.

No caso do WhatsApp e do Signal, a sessão web é automaticamente desconectada caso o celular perca a conexão com a internet. O Telegram não requer o celular conectado e permite múltiplas sessões ativas, enquanto o WhatsApp e o Telegram só permitem usar uma sessão por vez.

ENVIO DE ARQUIVOS, FOTOS E VÍDEOS

No caso do envio de arquivos, o Telegram mais uma vez se destaca. É o único aplicativo que permite o envio de vídeos grandes sem cortá-los ou comprimi-los. O WhatsApp corta o vídeo e o Signal apresenta uma mensagem de erro.

SEGURANÇA

Para determinar qual aplicativo é mais seguro, de acordo com Marcos Antonio Simplicio Junior, pesquisador da Poli-USP e especialista em segurança de redes e criptografia, é preciso levar em consideração o tipo de criptografia adotada e se o código-fonte é aberto ou fechado.

A criptografia é o conjunto de técnicas adotado para cifrar o conteúdo das mensagens e torná-las ininteligíveis para terceiros. Já o código-fonte aberto é o que permite que qualquer pessoa que tenha conhecimento técnico e saiba ler códigos possa verificar que tipo de criptografia é praticada.

Quando o código-fonte é fechado, como no caso do WhatsApp, não há como garantir que a criptografia que se diz ser adotada é de fato a que é praticada. De acordo com o especialista, pode-se realizar uma auditoria, mas não há como ter certeza.

O Signal, o WhatsApp e o Telegram têm criptografia de ponta-a-ponta, ou seja, nem mesmo o servidor tem acesso ao conteúdo das mensagens enviadas. No caso de interceptações, os hackers também não conseguem decifrar as mensagens.

A diferença é que no caso do Signal e do WhatsApp, a criptografia de ponta-a-ponta é padrão. No Telegram, ela só é adotada em chats secretos, que devem ser criados pelo usuário. Nas conversas padrões, a criptografia é do tipo cliente-servidor.

Poder360 preparou um infográfico para explicar como funciona a criptografia em cada aplicativo:

Entenda a diferença entre a criptografia ponta-a-ponta e a cliente-servidor:

Na análise de Marcos Antonio Simplicio Junior, se fosse preciso hierarquizar qual é o mensageiro mais seguro, a classificação seria: 1) Signal, por ter criptografia de ponta-a-ponta e código aberto; 2) Chat Secreto no Telegram, que também tem criptografia de ponta-a-ponta e código aberto; 3) WhatsApp, que adota a criptografia de ponta-a-ponta, mas tem o código-fonte fechado; e 4) Chat padrão no Telegram, que tem criptografia cliente-servidor e código-fonte aberto.

O Signal é o favorito de especialistas em segurança. Foi criado por uma fundação homônima sem fins lucrativos e é financiado por doações de usuários. Ficou mais conhecido depois de obter apoio de celebridades como Edward Snowden e Elon Musk. O foco principal do aplicativo é a proteção da privacidade na comunicação, mas fica atrás do WhatsApp e do Telegram em termos de usabilidade, recursos e popularidade.

O Telegram é o mais flexível entre os aplicativos. Pode ser uma opção extremamente segura no caso dos chats secretos, mas a criptografia de ponta-a-ponta só está disponível para conversas entre duas pessoas. Nas conversas padrões e nos grupos, a criptografia é do tipo cliente-servidor por decisão de projeto, pois facilita sua usabilidade.

É por causa desse tipo de criptografia que é possível acessar o histórico de mensagens de qualquer dispositivo e guardar as conversas no sistema de nuvem do servidor, o que pode ser visto como uma vantagem do mensageiro em relação aos rivais.

O Telegram têm chaves para decifrar as mensagens das conversas padrões, que podem estar suscetíveis em caso de ataque hacker ao servidor, ou caso o servidor concorde em colaborar com a Justiça e ceder chaves. No entanto, o Telegram é conhecido pela segurança. O aplicativo atualmente é bloqueado na Rússia porque se negou a entregar dados ao governo do país, tendo inclusive que pagar multas.

O aplicativo foi muito falado no Brasil depois que mensagens de procuradores da Lava Jato e outras autoridades foram vazadas. Mas o incidente não ocorreu por falha de segurança do Telegram ou por invasão ao servidor (leia abaixo em “Caso Vaza Jato“).

O WhatsApp adota a criptografia de ponta-a-ponta como padrão. Mas, por ser do Facebook, a privacidade de dados de usuário é questionada por especialistas. De acordo com Marcos Antonio Simplicio Junior, os dados aos quais o WhatsApp terá acesso com a atualização da política de privacidade não dizem respeito ao conteúdo das conversas, mas à atividade do usuário no aplicativo.

Eis um infográfico com as particularidades de cada aplicativo quando se trata de segurança:

O chat secreto no Telegram não deixa rastro nos servidores, tem opção de mensagens autodestrutivas e bloqueia o encaminhamento de mensagens. O Poder360 preparou um passo a passo de como criar um chat secreto no Telegram:

CASO VAZA JATO

Em 2019, o site The Intercept brasil divulgou uma série de mensagens trocadas por procuradores da operação Lava Jato e outras autoridades, caso que ficou conhecido como Vaza Jato.

As conversas não foram obtidas a partir de alguma falha de segurança ou invasão ao servidor do Telegram. O que ocorreu foi um descuido das vítimas, que poderiam ter evitado a invasão ativando a verificação em duas etapas. O Poder360 explicou mais detalhadamente neste post como se deu a invasão do celular dos alvos.

Eis um infográfico com um resumo do caso:

POPULARIDADE

Outro fator a ser levado em conta na escolha do aplicativo de mensagens é a popularidade de cada um. De acordo com o Panorama Mobile Time/Opinion Box (íntegra 4 MB), o WhatsApp lidera: está instalado em 98% dos smartphones brasileiros. O Telegram está presente em 45% dos celulares, e o Signal, em 12%.

O Poder360

Deixar um comentário