Vacina da Pfizer após 1ª dose da AstraZeneca é efetiva, diz estudo

Estudo aponta que usar vacina da Pfizer após primeira dose da AstraZeneca é seguro e efetivo – Reprodução/Felton Davis (via Flickr) – 27.dez.2020

Pesquisa feita por instituto espanhol

673 voluntários entre 18 e 59 anos

Um estudo espanhol apontou, nessa 3ª feira (18.mai.2021), que é “altamente seguro e eficaz” ministrar uma dose da vacina anticovid da Pfizer/BioNTech em pessoas que já receberam uma 1ª dose do imunizante da AstraZeneca/Oxford. A pesquisa se baseia em dados preliminares.

A questão da mistura de doses começou a ser debatida depois que muitos países, entre eles a Espanha, deixaram de aplicar a vacina da AstraZeneca nos mais jovens. Muitos deles já haviam tomado a 1ª dose.

O estudo Combivacs foi conduzido pelo Instituto de Saúde Carlos III. Os pesquisadores descobriram que, no grupo com a 1ª dose da AstraZeneca e a 2ª da Pfizer, a presença de anticorpos IgG na corrente sanguínea era entre 30 e 40 vezes maior. A comparação foi feita com o grupo de controle que recebeu apenas apenas uma dose do imunizante da AstraZeneca.

Um total de 673 voluntários com idades entre 18 e 59 anos participaram da pesquisa. Deles, apenas 1,7% relataram efeitos colaterais como dores de cabeça, dores musculares e mal-estar geral, segundo o estudo.

Deixar um comentário