52% avaliam negativamente o trabalho de Bolsonaro no combate à pandemia

A atuação do presidente no combate à pandemia é considerada ruim ou péssima principalmente entre quem avalia negativamente seu trabalho em geral. Na foto, o presidente Jair Bolsonaro durante anúncio do Ministério do Turismo – Sérgio Lima/Poder360 – 10.jun.2021

A atuação do presidente na pandemia agrada 70% dos que avaliam o seu trabalho como “ótimo” ou “bom”

Pesquisa PoderData mostra que 52% avaliam como “ruim” ou “péssimo” o trabalho do presidente Jair Bolsonaro no combate à pandemia. São 25% os que classificam sua atuação como “ótima” ou “boa”, enquanto 20% a acham “regular”.

Recentemente, o Brasil ultrapassou a marca de 500 mil óbitos pela covid-19. No sábado (19.jun.2021), o Ministério da Saúde confirmou 500.800 mortes em decorrência do coronavírus. Alguns dias depois, na 5ª feira (24.jun), Bolsonaro tirou a máscara de uma criança durante um evento no Rio Grande do Norte.

A pesquisa revela ainda que o Nordeste é a região com maior desaprovação ao seu trabalho durante a pandemia. Dos que consideram sua atuação “ruim” ou “péssima”, 63% são moradores de Estados nordestinos.

Esta pesquisa foi realizada no período de 21 a 23 de junho de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Foram 2.500 entrevistas em 445 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

DESTAQUES DEMOGRÁFICOS

O PoderData analisou os recortes por sexo, idade, região, escolaridade e renda. Eis os grupos que mais desaprovam a atuação do chefe do Executivo no combate à crise sanitária:

  • quem concluiu o ensino superior (64%);
  • quem recebe de 5 a 10 salários mínimos (64%);
  • moradores da região Nordeste (63%);
  • jovens de 16 a 24 anos (60%);
  • mulheres (60%).

APOIO BOLSONARISTA

A atuação de Bolsonaro na pandemia é positiva principalmente para aqueles que avaliam o seu trabalho como “ótimo” ou “bom”. Essa parcela representa 70% daqueles que aprovam seu trabalho durante a crise.

Do outro lado, os que avaliam negativamente seu trabalho como presidente em geral também desaprovam sua condução do combate à pandemia. Entre quem acha que sua atuação é “ruim” ou “péssima”, 92% também acreditam que ele faz uma má gestão do enfrentamento à crise.

PoderData já mostrou que os picos de rejeição a Bolsonaro acompanham os piores momentos da pandemia. Quando os números diários de mortes por covid-19 começam a subir, a rejeição ao presidente também aumenta. Quando as mortes começam a diminuir, sua aprovação sobe, e a desaprovação, desce.

Para o coordenador das pesquisas do PoderDataRodolfo Costa Pinto, a relação entre a situação epidemiológica da covid no Brasil e a popularidade de Bolsonaro é “direta”.

“A pandemia tomou uma proporção que afeta todos os aspectos das vidas das pessoas. Então, a percepção sobre melhora ou piora da situação serve como uma régua para que as mesmas avaliem o desempenho do governo de maneira geral”, afirma o estatístico.

PODERDATA

O conteúdo do PoderData pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias. Siga os perfis da divisão de pesquisas do Poder360 no Twitter, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

PESQUISAS MAIS FREQUENTES

PoderData é a única empresa de pesquisas no Brasil que vai a campo a cada 15 dias desde abril de 2020. Tem coletado um minucioso acervo de dados sobre como o brasileiro está reagindo à pandemia de coronavírus.

Num ambiente em que a política vive em tempo real por causa da força da internet e das redes sociais, a conjuntura muda com muita velocidade. No passado, na era analógica, já era recomendado fazer pesquisas com frequência para analisar a aprovação ou desaprovação de algum governo. Agora, no século 21, passou a ser vital a repetição regular de estudos de opinião.

Deixar um comentário