Vendas do comércio sobem 1,4% em maio, informa IBGE

Foi o 2º mês consecutivo de alta do setor, que está 3,9% acima do patamar pré-pandemia

As vendas do comércio subiram 1,4% em maio, em relação a abril. É o 2º mês consecutivo de alta do setor, que vinha oscilando por conta da pandemia.

O resultado foi divulgado nesta 4ª feira (7.jul.2021) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Eis a íntegra da apresentação sobre a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio) (2 MB).

Também nesta 4ª feira o IBGE revisou o desempenho do setor em abril. Disse que o comércio subiu 4,9% no mês. Antes, havia apontado alta de 1,8%.

Com esse resultado, o setor registrou uma alta de 6,8% nos 5 primeiros meses de 2021 e está 3,9% acima do patamar pré-pandemia.

No acumulado em 12 meses, o crescimento foi de 5,4%. As vendas do comércio subiram 16% em maio, na comparação com o mesmo mês de 2020.

SETORES

Segundo o IBGE, 7 das 8 atividades pesquisadas cresceram em maio. A única atividade a registrar queda frente a abril foi a de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-1,4%). Eis os resultados:

  • tecidos, vestuário e calçados (16,8%);
  • combustíveis e lubrificantes (6,9%);
  • outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,7%);
  • livros, jornais, revistas e papelaria (1,4%);
  • equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,3%);
  • hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%);
  • móveis e eletrodomésticos (0,6%);
  • artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-1,4%).

VAREJO AMPLIADO

O varejo ampliado –que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção– registrou alta de 3,8% em maio, em relação a abril. Também foi o 2º mês consecutivo de crescimento do setor.

No mês, as vendas de veículos, motos, partes e peças subiram 1% frente a abril. As vendas de material de construção avançaram 5%.

Na comparação com maio de 2020, o varejo ampliado subiu 26,2%. O mês foi um dos piores da pandemia de covid-19 para a economia. No acumulado do ano, o setor cresceu 12,4%. Em 12 meses, as vendas subiram 6,8%.

Deixar um comentário