Governo do RN lança Campanha Agosto Lilás

Visualização da imagem

Governadora anuncia a instalação de quatro novas delegacias especializadas em atendimento à mulher

Durante o lançamento da campanha Agosto Lilás no estado do Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira (5), um novo compromisso foi firmado para ampliar a rede de atendimento de proteção à mulher vítima de violência doméstica. Fátima Bezerra anunciou quatro novas delegacias especializadas em atendimento à mulher, que serão construídas nos municípios de Macau, Pau dos Ferros, Assu e Nova Cruz.

Visualização da imagem

As próximas medidas para implantar essas novas unidades de atendimento à mulher entram agora em fase de discussões entre as pastas de governo envolvidas.

A assinatura do ato na tarde desta quinta-feira (05) abriu o Agosto Lilás, data destinada ao debate sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres, em concordância com a Lei que declara agosto como o Mês de Proteção à Mulher. Para a governadora Fátima Bezerra, o momento é de comemorar com ações concretas. “Temos o dever de proteger e de contribuir para a ampliação dessa rede de proteção. E nesta rede de proteção dos direitos das mulheres se faz necessária a ampliação de delegacias”, disse a governadora, ao lado do vice-governador Antenor Roberto, enquanto destacava como grandioso este passo dado em defesa das mulheres do RN.

O Rio Grande do Norte conta, atualmente, com cinco DEAMs – duas estão instaladas em Natal, uma em Parnamirim e uma em Mossoró. Além disso, a Grande Natal conta com o Serviço de atendimento 24h, que funciona na DEAM Zona Norte (Natal). Nos municípios onde não existem DEAMs, os atendimentos são feitos nas delegacias municipais. Nesta segunda-feira (2), foi reaberta a delegacia de atendimento à mulher no município de Caicó, região Seridó. A última instalação de uma delegacia especializada em atendimento à mulher ocorreu em 2004.

Visualização da imagem

Ana Claudia Saraiva, delegada-geral de Polícia Civil, destacou a necessidade de integração e união de esforços no sentido de traçar projetos para promover dias melhores, oferecendo respeito, igualdade e paz para as mulheres e mães do estado. “Logo no início da gestão, a Polícia Civil implantou a primeira delegacia de plantão 24 horas, assim como o Núcleo de Combate ao Feminicídio. E isso resultou na diminuição, levando o RN a ser um dos poucos estados que reduziu esse índice de violência contra a mulher”, explicou Ana Cláudia, que destacou também o crescimento no número de casos elucidados, chegando a 95%.

Júlia Arruda, titular da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh), destacou a necessidade da existência e dedicação de cada secretaria ou instituição no tocante ao Agosto Lilás. “É importante que todos os órgãos da estrutura do governo do estado, sobretudo neste mês, tenham ações concretas, relevantes, que visam resguardar o direito da mulher e que possam também instrumentalizar as políticas públicas”, explicou a secretária, que esteve acompanhada de Giselma Omilê, coordenadora de Igualdade Racial; Janaina Lima, coordenadora da Diversidade Sexual e de Gênero e Sandra Pequeno, coordenadora de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Semjidh.

Também registraram presença no evento: o deputado estadual Francisco do PT; as vereadoras de Natal, Divaneide Basílio e Brisa Bacchi; os secretários estaduais – da Segurança Pública e da Defesa Social, cel. Araújo Silva, e o adjunto, Osmir Monte; do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Iris Oliveira, e a adjunta, Maria Luiza Tonelli; a secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista; a secretária-adjunta da Educação, Marcia Gurgel; a coordenadora do Programa RN + Saudável da Secretaria de Estado da Saúde Pública, Tereza Freire; cel PM Margarida e Major PM Soraia Bezerril, que é coordenadora da Patrulha Maria da Penha.

Agosto Lilás

O Agosto Lilás é uma data destinada ao debate na sociedade em relação ao enfrentamento à violência contra as mulheres. A data é importante porque mobiliza a sociedade e o poder público sobre a necessidade de se engajarem no enfrentamento à violência de gênero que atenta contra a vida e integridade física das mulheres, que se configura como uma grave violação dos direitos humanos.

A iniciativa conta com articulação da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh), em parceria com outras secretarias e órgãos da administração direta e indireta, bem como da rede de proteção à mulher no estado.

FOTOS: Sandro Menezes / Assecom-RN

Deixar um comentário