Europa volta a ter alta de mortes por covid; saiba os piores países do mundo

Enfermeira russa vacina uma mulher contra covid-19

Russa recebe injeção com a vacina Sputnik em Moscou. País passa pelo pior momento da pandemia – Mikhail Pochuyev/TASS -25.abr.2021

Países pouco vacinados, como Romênia, Rússia e Ucrânia são os responsáveis pela maioria das mortes. Dados da África e da China, no entanto, não são confiáveis

TIAGO MALI – Poder360

São 21 os países da Europa que registram média de mortes em 7 dias superior à média que registravam há duas semanas. É o único continente hoje com piora no cenário. A região tem ainda 13 países com curva estável e 9 nos quais as mortes têm caído. A região como um todo tem média diária de 3,8 mortes por milhão de habitantes. Isso deixa o momento atual 30% abaixo do número de mortes da 1ª onda, em abril de 2020, quando registou um pico de 5,4 mortes diárias/milhão. No pior momento da pandemia, foram 7,5 mortes.

O PROBLEMA NO LESTE EUROPEU

Rússia, Ucrânia e Romênia têm, somadas, 70% das mortes diárias do continente. Nenhum desses países chegou a ⅓ da população com o 1º ciclo vacinal completo.

Considerando os países com mais de 1 milhão de habitantes, todos os que se encontram com maior média de mortes hoje estão no Leste Europeu ou fazem fronteira com nações do Leste Europeu. São poucos os dessa lista com vacinação adiantada.

Países da região decidiram aplicar mais restrições para tentar conter a pandemia. Na Rússia, o presidente Vladimir Putin decretou um feriado de 30 de outubro a 7 de novembro, e determinou que idosos não vacinados fiquem 4 meses em casa.

Leia mais no Poder 360

Deixar um comentário