Esquerda se aproxima de federação com até 5 partidos

Lula é simpático à federação: quer uma base forte no Congresso para governar, caso ganhe a eleição.

PT, PSB e PC do B estão quase certos; PV e Rede também negociam, enquanto Psol e PDT, a princípio, estão fora

CAIO SPECHOTO e MARIANA HAUBERT – Poder 360

A criação de uma federação de partidos de esquerda está cada vez mais próxima. Congressistas pressionam as cúpulas das legendas. A união de pelo menos 3 siglas desse campo é quase certa, mas há chances de se chegar a 5.

Estão praticamente acertados os seguintes partidos: PT (53 deputados) – Luiz Inácio Lula da Silva é simpático à ideia. Quer ter uma base forte e coesa para governar, caso ganhe as eleições do ano que vem, ou para fazer oposição;

PSB (31 deputados) – a bancada é quase toda favorável; João Campos, prefeito de Recife, é o principal entrave;

PC do B (8 deputados) – articulou a criação das federações e precisa se juntar a outras legendas para sobreviver.

Se os 3 partidos realmente se unirem, a federação será maior que a União Brasil, fruto da fusão entre o PSL e o DEM. Seriam 92 deputados das legendas de esquerda, número superior aos atuais 80 do novo partido–contando as bancadas atuais.

Também podem se juntar à federação o PV e a Rede. Os partidos têm, somados, 5 deputados. No caso da Rede, há resistência de Marina Silva e Heloísa Helena, que têm relação conturbada com o PT.

Caso haja junção das 5 legendas, seriam 97 representantes na Câmara. As federações partidárias foram criadas neste ano –ainda há questionamento no Supremo Tribunal Federal. O dispositivo ajuda os partidos a eleger deputados e vereadores.

Além disso, permite que as legendas somem suas votações para atingir a cláusula de desempenho. Trata-se do mecanismo que regula o acesso ao fundo partidário.

PC do B, PV e Rede dificilmente atingirão os 2% dos votos para deputado federal necessários para bater a cláusula no ano que vem.

Em uma federação, terão menos protagonismo. O grupo terá um líder de bancada só, por exemplo. Mas as estruturas partidárias fora do Congresso poderão ser mantidas.

HOJE, PDT FORA

PDT e Psol são os únicos partidos de esquerda do Congresso que rejeitam, no momento, juntarem-se a essa ou outra federação.

O PDT tem Ciro Gomes como pré-candidato a presidente da República. Uma federação comporta apenas 1 postulante, que, nesse caso, será o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele lidera as pesquisas de intenção de voto.

Os deputados da legenda, no entanto, avaliam que a entrada do ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos) na disputa eleitoral complicou o cenário para Ciro.

Leia mais 

Deixar um comentário