Desde Bolsonaro, PL ganha ao menos 29 cadeiras no 1º escalão

Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto

O presidente Jair Bolsonaro e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto; chefe do Executivo ainda deve trazer mais aliados para a sigla

Bancado do partido na Câmara dos Deputados deve se tornar a maior até o fim da janela partidária 

MATEUS MAIA e EMILLY BEHNKE

A chegada do presidente Jair Bolsonaro ao Partido Liberal rendeu para a sigla 29 outros novos filiados no 1º escalão. O número ainda deve aumentar até o fim da janela partidária. A bancada do partido deve se tornar a maior da Câmara dos Deputados, desbancando o União Brasil, resultado da fusão entre DEM e PSL.

Desde sua filiação, em 30 de novembro do ano passado, Bolsonaro rendeu ao partido a assinatura de 3 senadores, 25 deputados e 1 ministro. A sigla também deve ter baixas até o fim de abril, mas ainda assim desbancará o União Brasil –inevitavelmente a sigla perderá nomes já que parte dos novos filiados do PL vêm da legenda.

O movimento dos recém-chegados ao partido era esperado. Bolsonaristas aguardavam a janela partidária e negociações com presidente do PL, Valdemar Costa Neto, para oficializar a mudança.

Até 3ª feira (15.mar), o PL estimou chegar a 65 deputados no final da janela. Até o fim do mês são esperadas 4 saídas e outras filiações.

No Senado, ainda se espera a chegada de mais 3 senadores, entre eles o líder do Governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO). Com 10 senadores, o PL só ficaria atrás de MDB e PSD no Senado.

Nos Estados, o presidente ainda não emplacou novos nomes para o PL, mas tem governadores e prefeitos de capitais aliados. Em Santa Catarina, a vice-governadora, Daniela Reinehr, deve se filiar à sigla.

Para marcar as filiações, 2 atos coletivos já foram realizados. No sábado (12.mar), Bolsonaro compareceu ao ato em que 15 deputados foram filiados, entre eles Hélio Lopes (RJ), conhecido como Hélio Bolsonaro ou Hélio Negão –aliado e amigo do presidente.

Dias antes, o ministro Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência) assinou a troca de partido. E na 3ª feira (15.mar), a deputada Carlla Zambelli (SP) também se filiou.

Deixar um comentário