Podemos deve se unir a PSDB, MDB e União na 3ª via

Outra via

Alguns políticos do grupo não gostam da expressão “terceira via”. É o caso do tucano João Doria, que prefere “via da esperança” ou “melhor via”.

Sobrevivência

Sem contar com a candidatura própria a presidente, como pretendia, o Podemos avaliou que não resta outra atitude senão buscar alianças em seu campo político.

Custou caro

A presidente do Podemos ficou devastada com a atitude de Moro, em quem o partido investiu expectativas, esperanças e dinheiro, muitos gastos.

Rastro de pepinos

Entre os “pepinos” que deixou para o Podemos resolver esteve o rompimento do marqueteiro contratado, Paulo Vasconcelos, um dos mais caros do mercado.

Câmara pode revogar regra e redistribuir cargos

Plenário da Câmara dos Deputados. Foto: Paulo Sergio/Agência Câmara

A alteração nas bancadas dos partidos na Câmara dos Deputados, após a janela de migração, já provoca a movimentação de líderes de partidos nos bastidores. A ideia é alterar a regra que mantém a atual estrutura de cargos, que são divididos e distribuídos de acordo com o número de deputados que cada partido, ou bloco, tem no início da legislatura. Alguns partidos perderam musculatura, como PDT e PSB, mas outros, como o PL de Jair Bolsonaro e o PP, do presidente da Casa, Arthur Lira (AL), agora querem direito a uma fatia maior dos cargos e funções.

O problema

Pela regra, criada em 2014, a única exceção é a fusão entre PSL e DEM, atual União Brasil, que teriam os cargos somados, apesar da redução na bancada.

Disparidades

Maior defensor da revogação da regra, o PL tem 78 deputados, mas fica com a mesma quantidade de cargos do MDB, que tem metade: 39.

Nos bastidores

O assunto foi discutido na reunião de líderes de ontem e deve ser o principal tema das reuniões das próximas semanas, mesmo não-oficialmente.

______________________________________

Deixar um comentário