PL faz convenção para oficializar Rogério Marinho ao Senado e alianças

O Partido Liberal (PL) realizará sua convenção partidária no Rio Grande do Norte a partir das 9 horas deste domingo,  no Palácio dos Esportes Djalma Maranhão, na rua Trairi (Petrópolis), em Natal, para homologar a candidatura do ex-ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho a senador às eleições de 02 de outubro.

Rogério Marinho

Rogério Marinho

Na ocasião, o PL também confirma o fechamento da coligação “Muda RN”, que já oficializou as candidaturas a governador e vice-governador de Fábio Dantas (Solidariedade) e Ivan Lopes Júnior (União Brasil), chapa que conta, ainda, com apoios formais do PP e PSD, que integram a chapa majoritária, mas só disputarão o pleito proporcional para a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.

“A convenção mostrará a nova cara do PL no Estado, que sob a liderança do deputado João Maia caminha para sair das urnas como um dos maiores partidos do Rio Grande do Norte”, disse Rogério Marinho, que completou: “Estaremos juntos para oficializar nosso projeto ao Senado nesta grande festa da democracia”.

Rogério Marinho chega à convenção já com os dois companheiros de chapas conhecidos. O primeiro suplente é o empresário Flávio Azevedo (PL) e o segundo suplente é o vereador Igor Targino (Macaíba),  indicado pelo partido Solidariedade. Ex-deputado federal e ex-vereador em Natal, o economista e administrador Rogério Marinho, 59 anos, disputará sua segunda eleição majoritária de sua vida pública. Em 2012 concoreu à prefeitura de Natal pelo PSDB, partido ao qual na época estava filiado.

Com 17.352 filiações, o PL é o quinto partido do Rio Grande do Norte em número de filiados, atrás de MDB (36.160), União Brasil (23.831), PSDB (21.666) e PP (19.043), segundo dados de julho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nas duas últimas eleições para o governo do Estado, o partido indicou os candidatos a vice-governador quando ainda se chamava PR (Partido da República).

Mas, o PL chega às eleições deste ano fortalecido pela candidatura de reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro, além de ter entre suas fileiras para a disputa proporcional nomes como o do ex-governador Robinson Faria, que tenta voltar à vida pública depois de ter perdido a reeleição em 2018, e ainda dos deputados federais João Maia e General Girão, que buscam a reeleição.

Para deputado estadual, os destaques são o deputado Coronel Azevedo, que tenta a reeleição e Terezinha Maia, viúva do falecido prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio, apesar de que na acomodação ocorrida na Assembleia Legislativa, no começo de abril, quando os deputados procuraram legendas que permitissem disputar a reeleição com mais competitividade eleitoral, o PL acabou perdendo três parlamentares – George Soares e Vivaldo Costa (PV) e Kleber Rodrigues (PSDB), que continuaram integrando a base de apoio ao governo Fátima Bezerra (PT) no Legislativo estadual.

A convenção nacional do Partido Liberal foi no domingo, 24. Na ocasião, o  PL confirmou, por unanimidade, o presidente Jair Bolsonaro como candidato à reeleição. Com o ginásio do Maracanãzinho lotado, o nome do general Waltter Braga Neto, que também é filiado ao PL foi homologado como o vice na chapa presidencial. A primeira-dama, Michelle Bolsonaro discursou, na ocasião, e relembrou o episódio da facada em 2018 e destacou que a “nação é rica e próspera”. Bolsonaro falou logo após a primeira-dama e ressaltou a importância da liberdade individual e de imprensa. “Jamais defenderei o fechamento da mídia no Brasil”, disse o presidente. “Hoje vocês têm um presidente que acredita em Deus, que deve lealdade à família, e que respeita seu povo. Vou continuar no meio do povo, aconteça o que acontecer, esse povo recarrega as minhas baterias”, acrescentou.

A convenção contou com a presença de diversos políticos, como o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ), o presidente do PP, Ciro Nogueira, governador do Distrito Federal, Ibanês Rocha (MDB), entre outros.

Fonte: Tribuna do Norte

Deixar um comentário