Distância Lula-Bolsonaro é a menor desde junho

Apenas 5,9% separam os dois principais candidatos, 40,5% a 34,6%. É a primeira vez que a diferença entre os dois cai por duas semanas seguidas. Fotos: Flickr

Cláudio Humberto – Coluna CH

Estudo que agrega as pesquisas eleitorais estaduais para presidente, realizado pela Potencial Inteligência para o Diário do Poder, aponta que a diferença entre o petista Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL) é a menor desde início do acompanhamento, há oito semanas: 5,9% separam os dois principais candidatos, 40,5% a 34,6%. É a primeira vez que a diferença entre os dois cai por duas semanas seguidas.

Vias diminuem

Além de Ciro Gomes (PDT) com 6,3% e Simone Tebet (1,7%), outros candidatos somam apenas 2,9%, o menor índice desde junho.

Flutuou

Na região Sudeste, Lula lidera com 38,7%, 0,3% a menos que semana passada, mas Bolsonaro perdeu 1,9 ponto e registra 34,4%.

Sem candidatos

O índice de votos em branco e nulos é de 7,1%. E outros 7% dizem não querer qualquer um dos candidatos já postos.

Dados da pesquisa

A análise da Potencial considera uma base total de mais de 37 mil entrevistas realizadas em cerca de mil municípios até a última sexta (12).

Presidente Jair Bolsonaro inaugurou trecho da Transposição do Rio São Francisco. Foto: Divulgação Twitter

PT já não sabe como deter subida do presidente

A “parada técnica” do ex-presidente Lula, esta semana, não decorreu apenas de dificuldades com a saúde. Ele resolveu dar um tempo para descansar e curtir a mansão onde mora, em São Paulo. Mas, antes de cancelar compromissos, deu uma bronca nos estrategistas da campanha para que encontrem uma maneira de “afundar” a candidatura de Jair Bolsonaro. A contínua redução da diferença acionou o alerta no PT, sobretudo com o advento do aumento do Auxílio Brasil a R$600 por mês.

Ele sabe o que diz

Após se refestelar no Bolsa Família, Lula admitiu em reunião reservada que o Auxílio Brasil a R$600 pode ser “devastador” para sua candidatura.

Maior no retrovisor

A principal preocupação de Lula, segundo fonte do PT, é o desempenho de Bolsonaro no Nordeste, com crescimento lento, mas contínuo.

Agora há palanques

Ao contrário de 2018, quando teve 30% dos votos no Nordeste, desta vez Bolsonaro tem palanques e entusiastas em todos os Estados.

Extraído do Diário do Poder 

Deixar um comentário