“O Globo” mostra peso de Lula e dianteira de Rosalba
A coluna “Panorama Político” de hoje, primeiro caderno do jornal “O Globo”, traz duas notas que se intercalam, relacionadas com a sucessão estadual do RN.

Em resumo atesta duas verdades que podem ser vistas a olho nu, desde que a análise seja feita sem paixão ou interesse direto no caso. Leia-as abaixo:
O peso de Lula

O DEM fez pesquisa para avaliar a influência do presidente Lula em 2010. O cientista político Antônio Lavareda, analisando os dados coletados no Rio Grande do Norte, diz que não haverá alinhamento entre as eleições estadual e presidencial.

Seu relatório reproduz depoimento síntese de um dos ouvidos:

“Para presidente vou votar na candidata dele (Lula), nesta Dilma Ussefe (Rousseff), mas para governador vou votar na Rosalba Ciarlini (DEM), mesmo que ele apoie outra pessoa”.
A lógica do voto nacional e do estadual
A pesquisa do Ipespe foi encomendada a pedido do líder no Senado, José Agripino (RN).

O relatório de Lavareda diz:

1. “É evidente a aprovação do governo do presidente Lula”;

2. “(Lula) será uma das forças relevantes, que pode interferir na sucessão estadual”;

3. “O peso da avaliação do candidato (ao governo local), propriamente dito, se sobressai ao apoio do presidente”;

4. “O apoio de Lula na eleição para presidente terá repercussão muito maior do que para governador”.
A avaliação qualitativa foi feita porque a senadora Rosalba Ciarlini tem 48% das intenções de voto para governador em pesquisa Vox Populi.

Nota do Blog – Antônio Lavareda é um dos mais importantes consultores políticos do país e trabalha na pré-campanha de Rosalba Ciarlini (DEM).
Ainda hoje eu analiso essa postagem, revelando bastidores da disputa que se desenha para o governo do RN.

PEC DOS VEREADORES
A proposta de Valadares cria seis novos critérios de gastos percentuais máximos das câmaras municipais, em vez dos atuais quatro atualmente em vigor. Por ela, municípios com até cem mil habitantes poderão gastar com o legislativo local até 7% da sua receita. De 101 mil a 300 mil habitantes, o gasto máximo cairá para 6%; de 301 mil a 500 mil habitantes, 5%; de 501 mil a 2 milhões de habitantes, 4%; de 2 milhões e um a 8 milhões de habitantes, 3%; e acima de 8 milhões, 2% da receita. Atualmente, pela Constituição, os municípios com até cem mil habitantes podem destinar ao legislativo local até 8% da sua receita; entre 101 mil a 300 mil, 7%; entre 301 mil e 500 mil, 6% e acima de 500 mil habitantes, 5%.

BASTIDORES DA ASSEMBLÉIA
Já circula pelos corredores da Assembléia Legislativa, o comentário dando conta de que a governadora Wilma deseja antecipar para o mês de dezembro, a posse definitiva do vice – governador Iberê Ferreira de Souza. Eu não acredito nesse comentário. Agora que Iberê, a partir de janeiro terá muita força com Wilma, isso sim eu acredito, até porque Wilma deve fazer com Iberê o que o mesmo fará com Wilma depois do seu afastamento no mês de abril. Ela amarrando e Iberê dando o nó.

AGRESTE
Iberê que de bobo não tem nada e sabendo que a pedra no seu sapato é o deputado-presidente Robinson Faria, assim que receber a caneta do Governo, vai tratar de fortalecer a sua base, principalmente na Grande Natal e na região Agreste, onde ele precisa se fortalecer politicamente.

ELIAS FERNANDES
O ex-deputado estadual Elias Fernandes, já está em uma verdadeira maratona nos finais de semana. Elias aproveita sempre os finais de semana para visitar as lideranças políticas que compõe a sua base política rumo 2010.

ESTRADAS
Viajar nas RNs da região Agreste passa por um verdadeiro teste de atenção. Motoristas precisam redobrar a atenção para desviar as crateras que transforma as estradas em um verdadeira tabua de pirulito. São buracos que ocasiona transtorno e gera muito problemas para os proprietários de veículos que trafegam pelas as RNs da nossa região.
ESTADO
Os servidores públicos da rede estadual vão receber os seus vencimentos a partir desta quinta-feira, de acordo com o calendário de pagamentos.

Deixar um comentário