POLÍTICOS & POLÍTICAPor Lenilson Costa
ROGÉRIO MARINHO

O deputado federal Rogério Marinho vai ampliar a sua base em todo Estado ao lado da senadora Rosalba Ciarline. Na eleição passada mesmo sendo votado na maioria dos municípios do RN. Ficaram várias cidades sem o mesmo ser votado. Agora o deputado pretende ampliar a sua votação em todas as regiões. Aqui no Agreste já contabiliza vários apoios e com candidaturas estaduais de seu partido também no Agreste. A ex-presidente da Câmara Municipal de Santo Antonio, Valéria Barbalho e mais outro de destaque falo do empresário Alexandre Tawfic são novos nomes que poderão entrar no páreo para disputar a uma vaga de deputado estadual.


ROBINSON
APOIARÁ CID ARRUDA PARA DEPUTADO ESTADUAL NO AGRESTE E NÃO DISON DE GOIANINHA
O programa de ontem sábado(16) foi o ponta pé inicial para o ex-prefeito Cid Arruda, no seu programa semanal na emissora 107,5 FM Agreste. Cid fez uma retrospectiva com o nome de Robinson, e disse que estava onde o deputado estivesse. Adiantou que não subia no palanque do prefeito Flávio. E agora como vai ficar a situação da Rosa em Nova Cruz, que recebeu o apoio de primeira hora, do prefeito Flávio Azevedo.

O deputado Robinson vai ou não unir Cid com o prefeito Flávio em um mesmo palanque? Outro ponto que Cid deixou no ar foi a sua candidatura a deputado estadual. Com a lacuna deixada pelo parlamentar, Cid poderá ser a bola da vez, com a sua candidatura a deputado estadual. Os apresentadores do programa chegaram até dizer que Nova Cruz e o Agreste iriam ter um deputado estadual e um vice – governador. Por tanto um grupo é quem vai da às ordens em um provável governo de Rosalba. Falando também que o prefeito Flávio Azevedo não ter força de nada no governo.

DISON OU CID NO AGRESTE
Vai ferver na política do Agreste, logo depois do carnaval, quando as duas chapas creio eu, já estejam definidas. Caso o nome do deputado Robinson seja confirmado como o vice – governador de Rosalba Ciarline. O deputado Robinson Faria vai ter que travar outra luta com os nomes dos seus dois correligionários para decidir quem será o candidato a deputado estadual no Agreste. Dison ou Cid, para preencher a lacuna do deputado Robinson.

Na minha concepção o nome vai ser o do ex-prefeito Cid Arruda, que desde os anos 90 faz campanha junto com o deputado Robinson Faria, além de ser sócio e assessor da Assembléia. A prova maior Cid, já soltou no ar, se for confirmada a candidatura de Robinson como vice de Rosalba, ele será candidato a deputado estadual, então já deve ter recebido o sinal de Robinson para o mesmo sair candidato a deputado.

LEONARDO ARRUDA
O ex-deputado estadual e secretario de interior e justiça do estado, Leonardo Arruda, deverá apoiar a candidatura de Claudio Porpino, para deputado estadual. Leonardo tinha pensamento de colocar a sua filha para ser candidata a deputada estadual. Mais ta sendo coerente e retribuindo o apoio que Claudio, deu na campanha de sua filha Julia Arruda, para vereadora de Natal nas eleições de 2008.
ANO
O mês de janeiro a atenção foi focada para o deputado Robinson Faria. Já no mês de fevereiro deverá ser marcado pelas as exonerações que o governo deverá fazer das pessoas ligadas ao deputado Robinson Faria.

                                  TERMÔMENTRO
A festa do padroeiro São Sebastião, na cidade de Nova Cruz será o termômetro para medir a força e o prestigio de cada liderança política do município. O ano de 2009 só apenas o deputado Arlindo Dantas, Felipe Maia e a senadora Rosalba Ciarline, estiveram presentes ao lado do prefeito Flávio.
Agora no ano de 2010 estarão presentes de um lado em uma mesa formada pelo ex-prefeito de Nova Cruz, Cid Arruda. Já em outra, o prefeito Flávio Azevedo mostrará também o seu peso político, ao lado da pré-candidata ao governo Rosalba Ciarline, Felipe Maia e o senador Garibaldi. Com a provável presença também do vice-governador e candidato ao governo, Iberê Ferreira.

FESTA – I
Na festa em Nova Cruz, na próxima terça – feira vai ter mesa para todo gosto. Vamos ver como vai ser o comportamento das principais lideranças políticas do município: Flávio, Cid, Germano, o vereador Marcelo e Max.

NOVA CRUZ
IBERÊ AO LADO DE JOÃO MAIA, ARLINDO DANTAS E FÁBIO DANTAS NA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO.
A festa de São Sebastião em Nova Cruz, provavelmente contará com as presenças dos deputados estaduais, Ezequiel Ferreira, Arlindo Dantas e o seu filho Fábio Dantas, candidato a deputado estadual, Gustavo Carvalho, os federais: João Maia, Felipe Maia, e os senadores, Garibaldi Alves e a candidata ao governo Rosalba Ciarline, além da presença também do vice-governador Iberê Ferreira de Souza.

MARCELO LAPENDA
O secretário de Agricultura de Nova Cruz, Marcelo Lapenda ao lado do procurador do município, Dr. José Moraes Neto vão recepcionar o deputado federal, Felipe Maia e a sua assessora Fátima Lapenda. Depois do deputado comparecer na residência do secretário, o grupo seguirá para a barraca da festa de São Sebastião em Nova Cruz.   

                          FESTA – III  – MAX

Se for confirmada mesmo as presenças dos dois candidatos ao governo do Estado. Com quem o ex – vice-prefeito Max Andrade, vai sentar? A expectativa e segundo os bastidores da política dão conta que o mesmo ficará na mesa de João Maia, Fabio Dantas e Iberê Ferreira.

FESTA – IV   – FLÁVIO

O prefeito de Nova Cruz, Flávio Azevedo na festa em sua mesa estará sentado vários políticos de peso. Garibaldi, Rosalba, Ezequiel Ferreira, Felipe Maia, Elias Fernandes e vários vereadores e lideranças políticas do município.

VICE
O candidato a vice da chapa de Iberê deverá ser da cidade de Mossoró. E o nome mais provável é hoje o do empresário Marcelo Rosado, presidente do partido do PR do município de Mossoró. O nome de Laryssa Rosado poderá ser uma alternativa para a base governista.
GARIBALDI
Depois do deputado Robinson Faria, de definir em não mais ficar na base governista e passou apoiar a candidatura de Rosalba, o senador Garibaldi começa assediar o deputado Robinson pelo segundo voto.
JOSÉ AGRIPINO
O exemplo de Garibaldi é seguido pelo senador José Agripino continua conversando com seu o deputado federal, João Maia, no sentido do mesmo transferir o segundo voto para senador. Principalmente das cidades como São Gonçalo, Canguaretama, Ceará – Mirim, e outros redutos eleitorais liderado pelo líder do PR João Maia.

REELEIÇÃO
ENGENHARIA PARA RAIMUNDO FERNANDES SER PRESIDENTE DA AL

Ouvi de fonte credenciada, muito próxima ao deputado estadual Raimundo Fernandes (PSB), que ele pode reavivar projeto de reeleição.

A chave da questão é o presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Faria (PMN).
Confirmado como vice de Rosalba Ciarlini (DEM), Robinson bancaria a reeleição de Raimundo, lhe passando redutos estratégicos.
O passo seguinte seria fazê-lo presidente da AL, com apoio da própria Rosalba (caso realmente se eleja).
A princípio, a informação que o Blog tem é do interesse de Raimundo de desistir da reeleição. Apoiaria Cícero Torquato, filho do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Alcimar Torquato.
Em contrapartida, Alcimar diligenciaria para fazer de Patrícia Fernandes (filha de Raimundo), sua substituta no TCE.

RN
OS GRANDES REDUTOS ELEITORAIS

Apenas doze municípios são responsáveis por nada menos que 51% do eleitorado do Rio Grande do Norte, hoje totalizando 2.179.154 eleitores.
Os doze municípios totalizando 1.092.021 eleitores e suas respectivas regiões são os seguintes: Natal, com 506.586 eleitores; O Grande Natal está integrado por Parnamirim, com 90.406 eleitores, São Gonçalo, com 59.285 e Macaíba, com 43.188. Mossoró entra com 154.256 eleitores.
A Zona Oeste com Apodi, 26.333 eleitores. O Seridó entra com dois municípios, Currais Novos com 31.932 e Caicó com 42.580.
A região Agreste também comporta dois municípios, Nova Cruz com 27.504 e São José do Mipibu com 26.689.

Pairando Ceará-Mirim com 45.945 eleitores, e Assu, líder de Vale com 37.317 eleitores totalizando os doze municípios.
Esse número são alterados, periodicamente, pela Justiça Eleitoral, à medida que são feitas novas inscrições registradas nos cartórios eleitorais.
* Extraído da coluna de Agnelo Alves (Tribuna do Norte)
Nota do Blog – Vale lembrar que em 2006, o então senador Fernando Bezerra (PTB) foi aconselhado por seu marketeiro (?) a não fazer campanha em Mossoró.
Segundo o raciocínio, ele ganharia com sobras na Grande Natal e cobriria qualquer vantagem da concorrente Rosalba Ciarlini (DEM), reelegendo-se ao Senado.

Perdeu as eleições por pouco mais de 11 mil votos. Inclusive, em Natal.

Em 2002, a estratégia do marketing da então ex-prefeita de Natal Wilma de Faria (PSB) era sair com avalanche de votos da Grande Natal, compensando a força do PMDB e PFL (hoje DEM) nos rincões e outros colégios eleitorais mais fortes, como Mossoró.
Na campanha, Wilma cresceu o suficiente para atropelar os concorrentes Fernando Freire (PMDB) e Fernando Bezerra (PTB). A Grande Natal foi decisiva.
Fonte:Blog Carlos Santos

PRESIDENTE DA CÂMARA
O Presidente da Câmara Municipal de Nova Cruz, Antonio Gomes, poderá ficar no fogo cruzado caso se confirme o apoio do ex -vice-prefeito Max Andrade, a candidatura de Iberê. Antonio, como agora é mais Flávio e não Max vai ter que definir. Entre os candidatos do prefeito ou de Max. Antonio já tem revelado para alguns amigos que não votará em Rosalba, caso o Robinson seja o seu vice. Pode ser já um motivo para o mesmo ficar junto do ex – vice-prefeito Max Andrade.

ABALO
Quem teve um abalo nos seus apoios a nível de região Agreste foi o ex-deputado estadual e vice-presidente do PMDB, Elias Fernandes. Municípios como Nova Cruz, Santo Antonio, Lagoa Dantas, segundo os bastidores da política, Elias não terá 50% dos votos que obteve nas eleições de 2006.

APOIOS
E por falar em Elias Fernandes que contava em 2006 com o apoios exclusivo de Flávio Azevedo e mais 3 vereadores de mandatos. Agora só terá o apoio de 1 vereador. E ainda mais a ausência de Elias no município de Nova Cruz, que tem sido sentida pelo eleitorado novacruzense.

FESTA
A tradicional festa de São Sebastião, padroeiro do bairro denominado do mesmo nome promete acionar toda a classe política do Estado. Já estão previstos as presenças dos deputados estaduais:Arlindo Dantas, Gustavo Carvalho, Fabio Dantas, João Maia, o senador Garibaldi e os candidatos ao governo Rosalba e Iberê, além de varias lideranças políticas do município.

MANDATO
O suplente de deputado estadual, Claudio Porpino, encontrará grandes dificuldades para se eleger neste processo de 2010. Primeiro Wilma, não será mais candidata ao governo. E tem pela frente no PSB, os deputados Gustavo Carvalho, Márcia Maia, Dikson Nasser, presidente da Câmara Municipal de Natal, Laryssa Rosado, Tomba de Santa Cruz, e agora o Dr. Milton Marques de Mossoró. Claudio, mais uma vez será fritado pelos maiores do PSB.

ROBINSON
Em 2006 quem saiu fortalecido nas eleições foi o deputado Robinson Faria, que obteve quase 80 mil votos, sendo por tanto o mais votado do páreo a nível estadual. Além de transformar o seu filho Fábio Faria, o deputado federal mais votado do Estado com 200 mil votos. Isso foi realmente um poder de força que o deputado encontrou dentro do governo Wilma. Já mais ele teria dentro de um processo de oposição obter esse êxito. A gente sabe que tudo somou estrutura de assembléia, governo, poder econômico e articulação política do ainda candidato a vice – governador Iberê Ferreira.

JOÃO MAIA
Agora poderá ser a vez do deputado João Maia, que terá a super máquina administrativa do governo ao seu lado. Além da sua base política contando com apoios importantes em quase todas as regiões do Estado. Na minha visão de bastidores da política do estado, o deputado federal João Maia é quem sairá bastante fortalecido nas eleições de 2010. Caso os nomes de Wilma e Iberê não obtenha sucesso.
DEPOIS DE PASSAR DIAS INCOMUNICÁVEL NO RIO, HENRIQUE APARECEU COM FÁBIO FARIA NA CASA DO PRESIDENTE DA FIERN


Depois do réveillon, o deputado Henrique Eduardo Alves, Líder do PMDB na Câmara, passou uns dias no Rio de Janeiro, onde também participou de articulações nacionais do PMDB, que pretende indicar o vice na chapa da ministra Dilma Rousseff (PT), candidata apoiada pelo presidente Lula da Silva (PT). Uma fonte informou ao Blog que Henrique ficou incomunicável por uns dias, de molho do Rio Grande do Norte. Até assuntos que geralmente ele pessoalmente resolve, pediu para seu assessor direto Aluízio Dutra tomar conta, nesses dias distantes do Estado.

Mas, no final de semana, Henrique Eduardo Alves voltou para o Rio Grande do Norte e também para a sua antiga casa de veraneio, na Praia de Graçandú, litoral Norte potiguar. A nova casa de Porto Mirim, ficou para a ex-mulher, a empresária Priscila Gimenez. Na companhia do deputado Fábio Faria (PMN), Henrique esteve neste domingo (18) na casa de veraneio do seridoense Flávio Azevedo, que preside a Federação das Indústrias (Fiern) e também é filiado ao PSB, onde já chegou a ser cotado para suplência de senador.

PRESIDENTE REGIONAL DO PTB ANUNCIA QUE SEU PARTIDO APOIARÁ JOSÉ AGRIPINO E WILMA PARA O SENADO
Ainda na conversa que teve com o Blog na manhã desta segunda-feira (18), o deputado Ezequiel Ferreira de Souza, que preside o PTB no Rio Grande do Norte anunciou que seu partido já fechou com os dois nomes para o Senado. “Vamos apoiar a governadora Wilma de Faria e a reeleição do senador José Agripino Maia este ano”, confirmou. O PTB que elegeu sete prefeitos, três vice-prefeitos e 84 vereadores em 2008. “Estamos presentes em todas as regiões do Estado”, informou Ezequiel, que também apoiará a candidatura do primo, Iberê Ferreira de Souza (PSB) ao Governo.
Questionado sobre a presença do PTB no Governo, Ezequiel confirmou a especulação que o Blog fez na semana passada e disse que o ex-deputado Ezequiel José Ferreira de Souza representará seu partido no governo Iberê, que se inicia em abril, mas evitou mencionar o cargo. “Ainda estamos conversando com Iberê sobre nossos espaços, mas com certeza papai representará o PTB no Governo”, disse. O ex-deputado estadual já presidiu a Assembleia Legislativa na década de 70 e foi funcionário por muitos anos do Banco do Nordeste e também já foi presidente e um dos diretores no Estado da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ligada ao Ministério da Agricultura.
SERIDOENSE GLEDSON MAIA ASSUMIRÁ DER EM FEVEREIRO
Agora é oficial. O engenheiro seridoense Gledson Maia assumirá a direção do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) em fevereiro. Gledson ocupará a vaga deixada pelo engenheiro Jáder Torres. Seu nome é da cota pessoal do deputado federal João Maia (PR). Gledson sabe do desafio que enfrentará à frente do DER, principalmente pela necessidade da recuperação de estradas nas mais variadas regiões do Estado.

Gledson quer empenhar a mesma marca de trabalho realizada à frente da superintendência do DNIT/RN, que junto com o engenheiro Fernando Rocha, e a luta em Brasília dos potiguares João Maia, deputado federal e Alfredo Nascimento, ministro dos transportes, foram responsáveis pela recuperação de todas as BRs do Rio Grande do Norte. Investimentos que ultrapassaram os 300 milhões de reais.Por sinal, não foi nada fácil para o seridoense aceitar tal desafio. Gledson Maia deixa o DNIT em uma das melhores fases do Departamento, com a realização de grandes obras e recursos já liberados para continuar construindo, recuperando e realizando serviços durante 2010 no Rio Grande do Norte.

Para o seu lugar, na superintendência-adjunta do DNIT, alguns nomes vêm sendo discutido, mas por enquanto longe do holofote da mídia. Quem conhece o perfil do seridoense de Jardim de Piranhas, se tiver o mínimo de condições de trabalho, Gledson Maia desenvolverá um bom ritmo de obras nesta nova missão.
Fonte:Blog Marcos Dantas

Deixar um comentário