Governadora Rosalba Ciarlini visita canteiro de obras da Arena das Dunas

Fotos: Demis Roussos

Após o início da terraplenagem da área onde será construído o campo da Arena das Dunas, a governadora Rosalba Ciarlini visitou na manhã desta quinta-feira (18) o canteiro de obras da primeira parte de edificação do novo estádio. As obras foram iniciadas na segunda-feira (15), com o nivelamento do solo próximo à antiga entrada para o Centro Administrativo, na BR-101.

A governadora esteve acompanhada do secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014, Demétrio Torres, e dos secretários de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto, e da Saúde Pública, Domício Arruda, além do diretor da empresa Arena das Dunas e engenheiro responsável pelo estádio, Charles Maia. Rosalba Ciarlini reiterou que as obras seguem dentro do cronograma do projeto e a entrega do estádio será dentro do prazo estabelecido pela FIFA, em dezembro de 2013.

“É uma oportunidade única para o Rio Grande do Norte, que colocará nosso estado no cenário internacional gerando oportunidades que virão, como geração de emprego e renda. Estivemos perto de perder a Copa, por isso fomos com a bancada federal em uma reunião com a FIFA, mas agora vamos seguir em frente sem parar até a entrega do novo estádio”, declarou, lembrando que seguir o cronograma de construção da Arena das Dunas foi uma prioridade adotada desde o início do governo, em janeiro de 2011.

O secretário Demétrio Torres falou à imprensa sobre a demolição do Machadão e explicou que ela deverá acontecer de forma mecânica, portanto, sem a implosão. “Nós fizemos estudos e a demolição mecânica é a solução tecnicamente mais viável. A implosão é rápida, mas os preparativos para a ação são bem minuciosos e demorados”, acrescentou.

No entanto, o Secretário Extraordinário ressaltou que a demolição do Machadão não é a prioridade por enquanto, já que contempla apenas 20% de toda a construção. Torres observou ainda que o projeto da Arena das Dunas reaproveitará todo o concreto, triturado e utilizado nas camadas de aterramento do novo estádio.

Demétrio destacou ainda que o asfalto também será reutilizado “com o objetivo de fazer uma obra diferente de tudo que foi feito no Rio Grande do Norte. Até março de 2012 Natal vai estar em posição privilegiada em relação a outras capitais”.

Execução

Na fase inicial de execução do projeto, 80 funcionários trabalham direta e indiretamente na limpeza do terreno, com a remoção da areia e a retirada da vegetação do entorno do Largo do Machadinho. Entretanto, com o avanço das construções, o número de trabalhadores que se revezarão em dois turnos será de 900, de acordo com Charles Maia.

Paralela à fase de terraplenagem, serviços preliminares estão sendo realizados com o remanejamento das interferências, como rede de telefonia, elétrica, rede de águas pluviais e mudança de um poço da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), situado próximo ao Machadão.

Fonte:Assecom governo do RN

 

Deixar um comentário