Rosalba Ciarlini participa de abertura da 8ª Conferência Estadual de Assistência Social do RN

FOTO – Ivanízio Ramos

Para debater os serviços socioassistenciais no Rio Grande do Norte, a governadora Rosalba Ciarlini participou nesta segunda-feira (17), da abertura da 8ª Conferência Estadual de Assistência Social, que a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e de Assistência Social (Sethas) promove até quarta-feira (19), no Imirá Plaza Hotel, em Natal.

“Estamos seguindo as diretrizes da presidenta Dilma Rousseff nas nossas políticas de combate à pobreza. Em minha viagem aos Estados Unidos, da qual retornei hoje, lutei para conseguir recursos que serão utilizados para fortalecer nossas cadeias produtivas do homem do campo e assim faremos trabalhos de promoção social. Antigamente a Assistência Social era vista como caridade, mas gradativamente conseguimos dar à população seu grito de liberdade através de empregos e atividades que geram renda. Minha presença aqui é uma mostra apoio do Governo do RN a essas ações”, afirmou a governadora Rosalba Ciarlini.

No evento gestores municipais, representantes de conselhos e de organismos públicos estaduais, federais e municipais discutem os avanços na consolidação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), que rege programas como Bolsa Família, PETI (de erradicação do trabalho infantil), benefício de prestação continuada (para idosos e deficientes) e os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

De acordo com Léa Braga, coordenadora geral da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Rio Grande do Norte tem cumprido seu papel nas políticas propostas pelo Governo Federal. “Tenho certeza que esse estado vem se empenhando em colocar a Assistência Social como uma política pública que é afiançadora dos direitos da população, principalmente as mais carentes”, disse a coordenadora.

“Estas conferências têm nos dado um grande suporte para que trabalhemos mais especificamente as nossas ações na área social, ouvindo governo, conselhos e a sociedade civil organizada no sentido de unificarmos as propostas”, frisou o secretário Luiz Eduardo Carneiro Costa, da Sethas.

Ao final da conferência, na tarde da quarta-feira (19), haverá a eleição para a escolha dos delegados que vão representar o Rio Grande do Norte na 8ª Conferência Nacional de Assistência Social, no mês de dezembro, em Brasília.

 

Deixar um comentário