Fies já beneficiou 760 mil estudantes

Programa financia de 50% a 100% dos encargos educacionais

Os contratos do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) com o Banco do Brasil já alcançaram R$ 11 bilhões e beneficiaram 310 mil estudantes desde 2010. O anúncio foi feito em cerimônia na sede do banco, em Brasília na última quinta-feira (14). Os dois agentes financeiros do Fies são o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Juntos, já promoveram a assinatura de 760 mil contratos, com um investimento total aproximado de R$ 25 bilhões até o fim de 2012.

 “As mudanças no Fies ajudaram a alcançar essa marca”, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o agente operador do Fies em 2010. Na época, foram estabelecidas novas regras, que impulsionaram a procura pelo financiamento estudantil, como a redução dos juros para 3,4% ao ano e o aumento do prazo de carência (18 meses) e de amortização (três vezes o período financiado, acrescidos de 12 meses).

 O Fies também se adequa às necessidades do estudante. Desde 2010, o pedido de financiamento pode ser feito em qualquer período do ano. Naquele ano, foram firmados 75,9 mil contratos. Em 2011, o número saltou para 153,5 mil até chegar, em 2012, a 368,8 mil. Do total de 598,3 mil contratos firmados entre 2010 e 2012, o curso mais procurado é o de direito, com 94 mil contratos, seguido de administração (50 mil), enfermagem (47 mil) e engenharia civil (37 mil). Segundo Paim, a expectativa para este ano é firmar mais 400 mil contratos.

Candidatos – Podem requerer o financiamento os estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) oferecidos por instituições de educação superior participantes do Fies. Os candidatos ao benefício devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 O programa financia de 50% a 100% dos encargos educacionais, de acordo com a renda familiar mensal bruta e com o comprometimento dessa renda com os custos da mensalidade. Apenas estudantes com renda familiar mensal bruta de no máximo 20 salários mínimos podem requerer o financiamento, de acordo com as normas estabelecidas na página do Fies na internet (sisfiesportal.mec.gov.br).

Deixar um comentário