Governo do RN lança Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa em 2013

Após 16 anos, o rebanho Potiguar está livre da aftosa, o decreto de área livre será dado pelo Ministro da Agricultura, Antonio Andrade, nos próximos dias, em Natal. A novidade para a agropecuária e economia do RN foi anunciada pela governadora Rosalba Ciarlini na manhã desta segunda-feira (03), dia do lançamento da 1ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, promovida pelo Governo do Estado em parceria com a Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores – Anorc. O lançamento contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Junior Teixeira, e do presidente da Anorc, Marcos Aurélio Sá.

José Medeiros da EMATER Regional de São José de Mipibu, Diretor Geral da EMATER, Henderson Abreu, Governadora, Rosalba Ciarline, Secretário Estadual de Agricultura, Junior de Souza no momento do Lançamento da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa em 2013, como também da entrega dos 42 novos veículos a  EMATER.

O novo status sanitário garantirá ao RN mais facilidade para a comercialização de produtos e animais, tanto no mercado nacional, quanto no internacional. Além disso, também abre as portas para a participação do estado em grandes feiras e exposições, realizadas em todo Brasil, sem a necessidade de submeter os animais às quarentenas, de elevado custo, que muitas vezes inviabilizavam as exportações especialmente dos animais de genética elevada. 

O secretário da Sape, Junior Teixeira, esclarece que, até agora, os criadores potiguares acumulavam prejuízos com os impedimentos legais impostos às zonas de risco médio para a febre aftosa, antigo status do estado. “A reclassificação do RN representa a garantia da sanidade do nosso rebanho e o fortalecimento de todo sistema de defesa do estado, significando um grande impulso econômico para o segmento agropecuário”, afirmou o Secretário.

A Governadora disse que a conquista do novo status será um marco para o governo estadual: “Esse foi um trabalho realizado com muita seriedade e em conjunto com os criadores, por isso é importante que todos continuem fazendo a sua parte”, destacou Rosalba. Ainda segundo ela, existe também uma preocupação do Governo Estadual para realizar ações de recuperação de parte do rebanho dizimado pela seca: “Vamos recadastrar e continuar vacinando nosso gado e junto com os criadores vamos desenvolver um importante trabalho para tentar minimizar os prejuízos da pecuária potiguar”.

Durante o processo de verificação foram feitas visitas de monitoramento a algumas propriedades selecionadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com base na movimentação de trânsito. Foram analisadas 4.301 amostras de sangue de bovinos e 1.980 amostras de pequenos ruminantes.

Este ano, a meta da campanha, que segue até o dia 30 de junho, é ampliar o índice vacinal de 80% para 90%, condição imposta pelo MAPA para a manutenção do status.

Também durante a solenidade de lançamento da 1ª Etapa de Vacinação contra a Febre Aftosa, a Governadora entregou 42 novos veículos ao Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN). Os carros foram adquiridos por meio de um contrato de repasse celebrado entre o MDA, Caixa Econômica e Emater-RN no valor aproximado de R$ 1 milhão.

Deixar um comentário