Goianinha é campeã da I Copa Garoto Bom de Bola

Exiba menino bom de bola fot Ivanizio ramos  (2).JPG na apresentação de slidesExiba menino bom de bola fot Ivanizio ramos  (8).JPG na apresentação de slides

Exiba menino bom de bola fot Ivanizio ramos  (6).JPG na apresentação de slidesExiba menino bom de bola fot Ivanizio ramos  (4).JPG na apresentação de slides

Fotos: Ivanízio Ramos

Após 202 jogos de futebol, a primeira edição da Copa Garoto Bom de Bola, que reuniu meninos de 12 a 14 anos, chegou ao final com o time formado por atletas da cidade de Goianinha como o grande campeão. Quase três meses após o início do campeonato, a final foi realizada no estádio José Nazareno do Nascimento, o “Nazarenão”, na tarde e noite deste sábado (6) e teve João Câmara em segundo lugar, Currais Novos em terceiro colocado e São Gonçalo do Amarante no quarto posto. A governadora Rosalba Ciarlini e o secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Joacy Bastos, prestigiaram o evento.

Ao todo, a Copa teve participação de 1620 atletas de 90 municípios potiguares, que integraram competição dividida em cinco fases e realizada em sete regiões do RN. De acordo com o titular da pasta do esporte, a competição foi o “resgate, a reconstrução do futebol do nosso estado. Estão de parabéns todos os prefeitos, secretários de Esporte que fazem parte do Fórum Estadual de Esporte, que tiveram a brilhante ideia de realizar essa Copa”, declarou.

Joacy Bastos também acrescentou que a boa recepção da Copa serviu para que uma segunda edição fosse pensada para 2014, dessa vez também com garotos mais velhos. “Recebemos muitos elogios e pleitos dos prefeitos e secretários de esporte dos municípios e já estamos pensando no próximo ano. Além dos garotos de 12 a 14 anos, pretendemos realizar a copa com jogadores de 15 a 17 para fechar o ciclo do futebol de base do RN na categoria masculina. Esse foi o projeto-piloto e, com certeza, vamos continuar com esse carro-chefe do esporte escolar”, disse.

A governadora Rosalba Ciarlini enfatizou a importância do esporte, não só para fortalecer o futebol, como também para incentivar os jovens a optarem pelo caminho longe das drogas. “Estamos plantando aqui um grande e melhor futuro para a nossa juventude, que terá no esporte o caminho da educação e utilizará isso como um processo de transformação. Com certeza, vamos ter um RN maior, melhor e mais justo porque esporte faz parte de todo esse processo de desenvolvimento educacional da nossa juventude”, disse a governadora, destacando que um jovem bom de bola jamais irá para o caminho da violência, do crack ou de outras drogas e sempre dará sua contribuição como cidadão.

O prefeito de Goininha, Júnior Rocha, falou sobre a alegria de receber a final da Copa Garoto Bom de Bola e ressaltou o trabalho do Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, para tirar a competição do papel. “A governadora sempre apoiou o município de Goianinha em todas as empreitadas e Rosalba Ciarlini sempre foi defensora das nossas iniciativas e aportou recursos para finalizar as obras do Nazarenão com a aquisição da iluminação e para completar a arquibancada. Quero agradecer ao empenho e atenção da governadora também para tornar realidade o Distrito Industrial de Goianinha”, encerrou.

Jogos

O jogo que abriu a tarde de decisões decidiu o terceiro e quarto lugar e levantou o público presente nas arquibancadas. No jogo contra Currais Novos, São Gonçalo do Amarante saiu na frente no primeiro tempo, mas os jogadores do Seridó empataram no tempo complementar e levaram a decisão para os pênaltis. Por 5 a 4, Currais Novos levou a taça de terceiro lugar.

Em seguida, Goianinha e João Câmara fizeram mais uma boa partida que terminou empatada também em 1 a 1 ao final do tempo regulamentar e foi decidida nas penalidades máximas. Na primeira parte das cobranças de pênalti, o placar ficou em 4 a 4 e os times partiram para batidas alternadas. Dessa vez, por 5 a 4, Goianinha confirmou a superioridade e levou a taça de campeã.

Deixar um comentário