Política & Políticos – por Lenilson Costa

NOVA CRUZ

ROBINSON FARIA O ANDARILHO

O pré-candidato ao governo Robinson Faria, esteve na cidade de Nova Cruz, neste domingo dia (04), apresentando o seu programa semanal, na emissora FM Agreste. O mesmo falou de diversos assuntos ligados ao RN. Robinson continua fazendo política em todo o Estado, como candidato ao governo. Presente nos estúdio da FM 107, apenas o ex-candidato do PT a prefeito de Passa e Fica, nas eleições de 2012, Orlando Rodrigues Silva, que obteve 2.057.

VEREADORES CONTINUAM SEM DEFINIÇÃO POLÍTICA PARA O PLEITO DE 2014

Foto:Divulgação

Até o momento o ex-presidente da Câmara, Luís da Costa Prudêncio (PMDB), e o seu sobrinho, e atual presidente da Casa Legislativa de Nova Cruz, Thiago Vicente da Costa (PMDB), não se definiram e quem vai apoiar para deputado estadual e federal nas próximas eleições. A dupla teve uma conversa com o deputado Ezequiel Ferreira, esta semana, mais não ficou nada acertado o apoio ao deputado, continua sem definição em quem vão apoiar para 2014.

NÍSIA FLORESTA EM DESTAQUE

Presente na VIII Festa do Balão do município

por Daltro Emerenciano

RAFAEL MOTTA

x

O vereador Rafael Motta (PP) esteve em Nísia Floresta na noite da quinta-feira (01), prestigiando a abertura da VIII Festa do Balão. Rafael reconheceu a importância do evento para Nísia Floresta e região. “A Festa do Balão é uma festa tradicional que mexe com a cidade de Nísia Floresta marcando o encontro de gerações e que agora ganha a atenção do Rio Grande do Norte”, declarou Rafael.

O VICE – GOVERNADOR ROBINSON FARIA

x

Na noite desta sexta-feira (02) o vice-governador Robinson Faria cumpriu agenda política na cidade de Nísia Floresta, prestigiando a VIII Festa do Balão. O vice-governador foi recebido pela prefeita Camila Maciel, o vice-prefeito Boka e o vereador ex-presidente da Câmara Municipal, Eugênio Gondim.

x

Na barraca da coordenação do evento o vice-governador Robison Faria foi cumprimentado por aliados políticos do Agreste. Na foto o registo do encontro de Robinson Faria com Rodrigo Arruda, filho do prefeito do município de Nova Cruz, Cid Arruda. O engenheiro civil Rodrigo Arruda estava acompanhando a namorada Camila Maciel, prefeita da cidade em festa.

x

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RN

Fachada do TRE-RN

Corte do TRE-RN decide a respeito do pedido de cassação da prefeita de Mossoró

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte – TRE-RN, na sessão desta quinta-feira, 1º., tomou decisões a respeito da Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE, que pede a cassação da prefeita de Mossoró, Claudia Regina e do seu vice-prefeito, Wellington Carvalho por abuso de poder econômico, poder político e uso indevido de meios de comunicação social e propaganda institucional irregular durante a campanha eleitoral de 2012.

Na primeira decisão, os juízes do Tribunal, à unanimidade de votos, em consonância com o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, rejeitaram as preliminares de não cabimento dos embargos de declaração em face das decisões dos Juízes Eleitorais de Primeiro Grau, Herval Sampaio e Pedro Cordeiro e de nulidade da decisão de fls. 1491-1498 por ausência de manifestação prévia do Ministério Público Eleitoral.

No mérito, também à unanimidade de votos, em consonância parcial com o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, conheceu e deu provimento parcial aos recursos interpostos pela Coligação “Frente Mossoró Mais Feliz” e pelo Ministério Público Eleitoral para reformar a decisão de fls. 1599-1623 e não conheceu dos embargos de declaração opostos pela prefeita e pelo vice-prefeito.

Em outra decisão, por maioria de votos, a Corte afastou o caráter procrastinatório dos embargos. Vencidos, nesta parte, o relator e os Juízes Artur Cortez e Gustavo Smith. Por fim, também à unanimidade de votos, foi deferido o pedido formulado pelo Ministério Público Eleitoral em seu apelo, no sentido da extração de cópia dos autos para remessa ao Ministério Público Estadual em atuação na Comarca de Mossoró, a fim de apurar uma possível prática de ato de improbidade administrativa, tudo nos termos do voto do relator e das notas de julgamento, partes integrantes da presente decisão.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Municípios têm até 31 de agosto para prestar contas parcial do Pnae

A prestação de contas parcial de 2013 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) deve ser enviada pelos gestores municipais ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) até o dia 31 de agosto.

As informações devem ser inseridas no Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC), disponível no portal eletrônico do FNDE. Os dados a serem fornecidos sobre a aquisição de alimentos deverão incluir gêneros alimentícios, quantidades adquiridas, valores e fornecedores. Essas informações devem ser relativas às cinco primeiras parcelas repassadas pelo Programa no ano de 2013.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que a prestação de contas parcial é um procedimento novo – instituído por meio da Resolução do FNDE 26/2013, de 17 de junho. E alerta aos gestores que, para evitar a inadimplência e a suspensão dos repasses financeiros do Pnae, é necessário realizar a prestação de contas dentro dos prazos estabelecidos.

Os dados referentes ao segundo semestre deverão ser incluídos na prestação de contas final do Pnae, após o exercício de 2013. (Extraído FEMURN)

NOVO PARTIDO

Kelps Lima na Rede de Marina

kelps lima AL

Quem informa é Anna Ruth em seu Blog que um dos destinos partidários do deputado estadual Kelps Lima, que está com processo de desfiliação por justa causa tramitando no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, poderá ser a Rede, o novo partido que será criado pela ex-senadora Marina Silva.

Fontes do Panorama Político garantem que as conversas do deputado com os líderes nacionais da Rede estão muito adiantadas. Nos próximos dias, Kelps deverá se reunir com a própria Marina Silva.

TRE-RN

Corregedoria implanta sistema que permite troca de informações sobre dados eleitorais

A Corregedoria Regional Eleitoral – CRE/RN, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte – TRE-RN está implantando o Sistema de Informações Eleitorais – SIEL, que tem por finalidade permitir a troca de informações sobre dados de eleitores, propiciando uma resposta ágil às consultas oriundas das autoridades judiciárias e do Ministério Público, para fins de instrução processual, garantindo economicidade e celeridade aos serviços prestados pela Justiça Eleitoral.

O acesso ao Sistema de Informações Eleitorais – SIEL será permitido apenas à autoridade cadastrada e até dois servidores por ela designados, mediante ato delegatório específico.

Para realizar o cadastramento no Sistema, as autoridades judiciais deverão preencher formulário disponível na página do TRE/RN (www.tre-rn.jus.br), seção “destaques”, item “Formulário Sistema de Informações Eleitorais – SIEL” e encaminhar à Coordenadoria de Direitos Políticos e Cadastro Eleitoral/CRERN, via correios ou através do e-mail siel@tre-rn.gov.br.

 SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ)

Novos ministros tomarão posse em 28 de agosto

Diferentemente do que foi publicado neste site, os três novos ministros nomeados para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tomarão posse em cerimônia no dia 28 de agosto, às 18h.

Paulo Dias de Moura, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo; Regina Helena Costa, juíza do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, e Rogério Schietti Machado Cruz, procurador do Ministério Público do Distrito Federal, tiveram seus nomes aprovados pelo Senado e foram nomeados por ato da presidenta Dilma Rousseff, publicado no Diário Oficial da União da última terça-feira (30).

POLÍTICA

Tchau, Cabral, por Ilimar Franco

Ilimar Franco, O Globo

O PT do Rio planeja desembarcar do governo Sérgio Cabral (PMDB). Sua Executiva estadual, bancadas e secretários se reúnem para tratar da saída na segunda-feira. A proposta já tem maioria.

Para oficializar a decisão, o Diretório Regional ainda será convocado. Os secretários petistas vão deixar seus cargos até outubro. A candidatura do senador Lindbergh Farias será reafirmada.

GERAL

Como os líderes da América Latina usam o Twitter

Mariana Della Barba, BBC Brasil em São Paulo

129_238-alt-twitter

Durante um evento com o então presidente russo Dmitry Medvedev, em 2010, Barack Obama comentou o fato de o colega ter criado uma conta no Twitter: “Nós agora podemos jogar fora aqueles telefones vermelhos que estão aí, inúteis, há tanto tempo”.

Apesar do tom de piada do comentário feito pelo presidente americano, de fato, líderes mundiais vêm cada vez mais usando a ferramenta para incrementar suas relações diplomáticas e se comunicar com a população.

Três anos após a brincadeira de Obama, 77% dos líderes globais ─ ou seus governos ─ usam o Twitter, segundo dados do estudo “Twiplomacy 2013”, que analisou o uso da ferramenta por parte de líderes globais e de seus governos.

A análise levou em conta 505 perfis ─ entre presidentes, premiês e chancelarias ─ de 153 países e incluiu comentários e críticas sobre a maneira como tuítam os líderes latino-americanos.

Quase todos os países da região, exceto Suriname e Nicarágua, têm contas oficiais na rede social e o uso do espanhol nos perfis analisados passou de 15% em 2012 para 31% neste ano, justamente pela participação dos líderes da região.

“O Twitter se consolidou como uma ferramenta de integração na diplomacia, inclusive na América Latina. É uma ferramenta rápida e muito útil nesse sentido”, diz a consultora Paula Bakaj, da agência Burson-Marsteller Brasil, responsável pelo estudo, à BBC Brasil.

 Leia mais em Como os líderes da América Latina usam o Twitter

RELAÇÃO – (Extraído da Coluna de Tulio Lemos)

Mesmo assim, diante da importância política que o PMDB tem no RN e até em Brasília, a governadora nunca tratou o partido como deveria, com respeito e prestígio. Pelo contrário. A prova disso é que os quatro deputados estaduais da legenda (Walter Alves, Nelter Queiroz, Gustavo Fernandes e Hermano Morais), não pedem segredo a respeito de sua insatisfação com o Governo e já externaram o desejo de rompimento.

INSATISFAÇÃO

Não é só o PMDB que está aborrecido com o tratamento do casal Rosalba e Carlos Augusto. O próprio senador José Agripino, ex-governador e liderança nacional do partido, tem sido desprezado pelo casal mossoroense. O pai de Felipe só é chamando quando a crise atinge níveis insuportáveis; aparece, orienta e depois some novamente, sem receber o devido valor.

ESTILO

O senador José Agripino sempre manteve um estilo mais distante das questões cotidianas; até para evitar acusações de intromissão na gestão. Mas acompanha tudo, mesmo à distância. É o suporte político de Rosalba, mas já sofreu agressões gratuitas como a negativa pública de não contar com a participação da governadora no programa partidário e dos elogios graciosos ao Governo do PT, na tentativa de agradar Dilma para arranjar recursos federais.

ESTILO II

Agripino contabilizou tudo com expressiva indignação. Porém, sua insatisfação, até pela posição política que ocupa, teve que ser reservada. Mas os fatos estão devidamente registrados na contabilidade política do pai de Felipe e poderão servir para justificar algo no futuro; seja por ação ou omissão.

DUREZA

O juiz federal Eduardo Guimarães, já mostrou que não fará parte do time que quer transformar o Tribunal Regional Eleitoral em sarampo, que só pega os pequeninos. Integrante do TRE, Guimarães pega pesado com casos de crime eleitoral, seja contra piaba ou tubarão. (Extraído da Coluna de Tulio Lemos)

PROGRAMA ELEITORAL DO PMDB

Pré-candidato Walter grava no programa nacional do PMDB

Por Robson Pires

walter-nacional

O PMDB vai exibir inserções nacionalmente com os líderes do partido em cada Estado e também com direito a aparição dos pré-candidatos a governador nas eleições de 2014. No Rio Grande do Norte três filiados a legenda terão direito a participação: O ministro Garibaldi Alves, o presidente do da câmara federal, deputado Henrique Alves e o deputado estadual Walter Alves. Todos eles já gravaram textos em estúdio. A presença de Walter não o coloca como pré-candidato a governador no ano que vem? Ou alguém duvida???

Deixar um comentário