SÃO JOSÉ DE MIPIBU:Falcões e gaviões competem pela primeira vez no RN

Encontro Nordeste de Falcoaria reúne criadores em São José de Mipibu.
Evento acontece neste sábado (12) e domingo (13) na Lagoa do Bonfim.

Falcões e gaviões competem neste final de semana; voo livre está entre as categorias (Foto: Joacil Germano)

Falcões e gaviões competem neste final de semana; voo livre está entre as categorias (Foto: Joacil Germano)

Do G1 RN

Criadores de falcões e gaviões de vários estados se reúnem neste final de semana na Lagoa do Bonfim, balneário localizado em São José de Mipibu, município da Grande Natal, para a primeira temporada de competições de falcoaria realizada no país. O torneio, chamado de Encontro Nordeste de Falcoaria, começa na tarde deste sábado (12) e terá voos livres na manhã do domingo (13). Participam 15 criadores com 10 aves.

Segundo o médico veterinário Joacil Germano, que coordena a competição, o Rio Grande do Norte está sendo pioneiro ao realizar uma competição desta natureza no país. “Essa é a primeira vez que acontece uma competição propriamente dita no Brasil. Dependendo do sucesso desta, muitas outras virão nos anos seguintes”, afirmou.

As disputas entre as aves são divididas em três categorias. Ele explicou que a primeira delas é a Lure Fly, em que será avaliada a elegância de voo, se a ave domina bem a interferência do vento, se ela consegue fazer curvas e manter o foco na isca do início ao fim. A segunda é a de Tiro Direto à Presa de 100 metros para gaviões. Nesta prova, são avaliados o tempo de execução, as manobras e a persistência do rapinante. “As aves que realizarem capturas no ar com maior rapidez e melhor pegada recebem as melhores avaliações”, acrescentou Germano.

A última categoria, ainda de acordo com o coordenador, é a chamada Perseguição em Cauda para falcões. Nesta, serão observados itens como elegância e capacidade de voo, persistência no lance e a experiência do falcão na estratégia de perseguição. “O grau de perseguição será observado quando a ave fizer voos ‘por fora’, tentando cercar a presa. A banca avaliará se o falcão está tentando ganhar altura para descer em mergulho, ou se vai ‘por baixo’, na tentativa de surpreender a presa. A subida e o mergulho do falcão valerão mais pontos pela elegância do lance”, observou.

Os três primeiros lugares de cada categoria serão premiados. Ao final da competição, também será eleito o melhor dentre as equipes que mais se destacaram. Além das provas, o evento também conta com programação cultural e palestras sobre a prática da falcoaria no Brasil.

“Qualquer pessoa pode ter uma ave de rapina”, diz Joacil Germano (Foto: Joacil Germano)

Horários da competição:

Sábado, dia 12: de 15h30 às 17h30 (competições e palestras).
Domingo, 13: de 8h às 10h (voos livres).

Um Comentário

naelson oliveira da silva  em 21 de outubro de 2013

como posso adquirir uma ave de rapina de preferência um falcão quiri-quiri e quanto custa uma.

Deixar um comentário