WALFREDO GURGEL QUALIFICA DENTISTAS PARA ATUAR EM UNIDADES HOSPITALARES

estagio walfredo odontologia (1)

Com o objetivo de formar cirurgiões dentistas para trabalhar no âmbito hospitalar, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) vem recebendo um grupo de 40 profissionais do quadro de servidores da Saúde Pública do RN para um estágio em atendimento a pacientes internos em unidades de tratamento intensivo e enfermarias.   O serviço contempla apenas os doentes internados no hospital e não assiste a pacientes clínicos de demanda espontânea.

O trabalho tem início com o exame da boca do paciente, em busca de focos de infecções e dentes a serem extraídos. Em seguida, são dadas orientações para a higiene bucal. A meta é eliminar bactérias que possam influenciar negativamente no tratamento administrado ao paciente.

“Na cavidade oral existem 50% das bactérias do organismo. É uma concentração muito grande e que não é debelada nos tratamentos comuns”, informa Ivan. Os benefícios das visitas também refletem positivamente na redução do tempo de internamento do paciente. “Nas UTIs, (local onde os doentes geralmente ficam por um longo período) há um gasto maior com o tratamento (antibióticos e exames, por exemplo) porque a microbiota oral é extremamente rica e virulenta”, afirma Ivan.

Fonte:Blog do Daltro Emerenciano

As infecções da boca, se não tratadas corretamente, podem complicar o já frágil estado de saúde do enfermo. Segundo a dentista, Teresa Neuma, que integra o Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro de Soledade I, na zona oeste de Natal, e é uma das integrantes do estágio no HMWG, “muitas doenças de base podem interferir na boca, como também doenças na língua podem interferir nas doenças sistêmicas”. A dentista acrescenta que quando se consegue implantar uma rotina de higienização bucal é possível diminuir o risco de contaminação do paciente.

Deixar um comentário