Previsão para inflação sobe para 6,35%, perto do teto da meta

A previsão de inflação deste ano está subindo há cinco semanas seguidas. Segundo o relatório Focus, divulgado hoje pelo BC com as projeções do mercado financeiro, o IPCA deve terminar 2014 ainda mais alto, em 6,35%, acima dos 6,30% estimados há uma semana. Isso significa que ficaria bem perto do teto da meta, que é 6,5%.

Só para efeito de comparação, no primeiro relatório do BC que saiu este ano, em 3 de janeiro, esperava-se que a inflação terminasse o ano em 5,97%, 0,38 ponto percentual abaixo do que está agora. Como temos falado aqui no blog, as expectativas pioraram e de forma muito rápida. O aumento do custo de vida preocupa os brasileiros, principalmente os que vivem nas grandes cidades.

Enquanto a previsão para a inflação sobe, a do PIB cai. Passou agora para 1,63%, ante 1,69% calculados há sete dias, de acordo com o relatório do BC. No começo do ano, o mercado estava achando que a economia cresceria 1,95% em 2014.

Na semana passada, o BC elevou os juros pela nona vez, para 11%. E deve terminar o ano ainda mais alto, em 11,25%. Essa é a previsão dos analistas consultados pelo BC.

Fonte:MiriamLeitão.com

Deixar um comentário