Chinaglia é confirmado vice-presidente da Câmara

Por Raphael Di Cunto | Valor

BRASÍLIA  –  O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 7, com 343 votos a favor e 51 em branco, o nome do deputado Arlindo Chinaglia (SP), escolhido pelo PT para ocupar a vice-presidência da Casa. Chinaglia renunciou à liderança do governo e a indicação do novo nome para o cargo vai depender de decisão da presidente Dilma Rousseff.

A eleição, apontam aliados do petista e até rivais internos no PT, o coloca em posição de destaque para tentar disputar a presidência da Câmara em 2015. O atual presidente, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), é pré-candidato ao governo do Rio Grande do Norte e não vai tentar a reeleição da presidência da Casa.

Chinaglia, que já foi presidente da Câmara durante o governo Lula, negou que tenha sido esse o objetivo da articulação para assumir o posto e lembrou que a escolha do futuro presidente ainda vai depender do tamanho da bancada de cada partido na próxima legislatura. “É ingenuidade achar que a minha escolha como vice vai garantir qualquer coisa lá na frente”, disse o deputado.

A função de líder do PT é, agora, disputada internamente na bancada petista. O nome dos deputados Paulo Teixeira (SP) e José Guimarães (CE) foram lançados, mas a decisão, ressaltam os petistas, é de caráter pessoal de Dilma.

A expectativa na bancada é a de que o nome seja divulgado rapidamente para não deixar conturbada a relação com o legislativo.

Fonte: (Raphael Di Cunto | Valor)

Deixar um comentário