Metrópole Digital forma primeira turma dos cursos técnicos

Formandos do Metrópole Digital

Formatura Metrópole Digital 2014

O Instituto Metrópole Digital (IMD) finalizou a sua primeira turma de cursos técnicos em tecnologia da informação. A solenidade de formatura dos 167 alunos concluintes foi realizada na manhã desta quinta-feira (08), na Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A solenidade contou com as presenças da reitora Ângela Paiva, do presidente do IMD, Ivonildo Rêgo, e do criador do projeto, Rogério Marinho.

Rogério discursando na formatura

“Este momento é a consolidação do polo de tecnologia da informação no RN. E é a partir dele que vamos atrair outras industrias deste setor, como a de energia renovável. Vocês, formandos, estão construindo um destino diferente não apenas para suas vidas, mas também para o nosso Estado”, disse Rogério Marinho em seu discurso.

Antes dele, o ex-reitor Ivonildo Rêgo relembrou o processo de implantação do Metrópole, quando foi procurado por Rogério em 2009, e apresentado ao projeto. “Nossa universidade investiu em setores estratégicos e entre eles está inserido o IMD”, destacou o atual diretor do Instituto.

A reitora Ângela Paiva foi quem encerrou os discursos, e mais uma vez relembrou o início desta ideia que tem como objetivo colocar o Estado no mapa da tecnologia da informação. “Um momento singular que tenho na memória ainda quando eu era pró-reitora, foi a proposta do deputado federal Rogério Marinho feita ao reitor Ivonildo, de trazer o Metrópole para a UFRN”, disse.

Essa é a primeira turma dos cursos técnicos com habilitação em Informática para a Internet, Redes de Computadores e Eletrônica, iniciados em 2012. Além dessas habilitações, o IMD oferece cursos em Automação Industrial e Programação de Jogos Digitais, alguns dos quais iniciados neste ano de 2014.

Esses cursos qualificam os alunos para atuarem na criação de sistemas para internet; montagem e manutenção de redes de computadores; instalação, manutenção e implementação de sistemas eletrônicos; dimensionamento, instalação e manutenção de sistemas de automação industrial; e criação de jogos digitais. O objetivo é preparar um profissional que, além da competência técnica, valorize a atuação ética com responsabilidade social.

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