Presidente da Câmara critica decisão do TSE que altera número de deputados

Henrique Alves diz que decisão gera “mal-estar” entre Câmara e TSE e que pretende, com o presidente do Senado, buscar diálogo com corte eleitoral

henrique cabugi 1

por Congresso em Foco

O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-AL), criticou nesta quarta-feira (28) a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, por unanimidade, voltou a alterar o número de deputados federais e, consequentemente, de deputados estaduais de 13 unidades da federação. Em sessão realizada ontem, o TSE derrubou decreto legislativo aprovado pela Câmara e pelo Senado no ano passado, quando as duas casas anularam uma resolução da corte eleitoral para manter as bancadas com o mesmo tamanho.

De acordo com Henrique Alves, a Câmara está muito insatisfeita com a decisão do TSE e a nova decisão do tribunal gera um “mal-estar”. “Já tínhamos nos manifestado a esse respeito e considerávamos assunto resolvido. Entendíamos que o decreto legislativo era o melhor caminho, que era a vontade do poder Legislativo, que é quem faz as leis”, disse.

Alves afirmou que vai conversar com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-RN), para que juntos estabeleçam um diálogo com o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, e vejam como a decisão pode ser ajustada.

Os ministros entenderam que a mudança feita pela Congresso deveria ter sido aprovada por meio de lei complementar e não por decreto legislativo. Conforme decisão original do TSE, de abril do ano passado, perderão uma ou duas cadeiras na Câmara dos Deputados: Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraíba e Piauí. Amazonas, Santa Catarina, Ceará, Minas Gerais e Pará ganharão representatividade. O Pará, por exemplo, terá mais quatro deputados federais.

Para derrubar o decreto do Congresso, o TSE considerou ainda que ele foi aprovado em novembro. A legislação eleitoral prevê que normas que alteram o processo eleitoral precisam ser aprovadas a pelo menos um ano do pleito. A nova composição das bancadas foi definida de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE) de 2010, considerando a população de cada estado.

Deixar um comentário