TRT-RN: Participação Política do Magistrado no Governo do Judiciário é tema na I Semana Institucional

SEGUNDO DIA DA 1ª SEMANA INSTITUCIONAL DO TRT-RN 015

Desembargadores e juízes do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte participaram, na manhã desta terça-feira (19), no auditório do Hotel Imirá, em Natal, da programação da I Semana Institucional que acontece até a próxima sexta-feira (22).

As atividades do dia foram iniciadas com uma palestra ministrada pela desembargadora do TRT da 2ª Região (SP), Jucirema Marinha Godinho Gonçalves, com o tema: “Participação Política do Magistrado no Governo do Judiciário: Um Caminho para a Gestão Compartilhada”.

“Esse é um tema que deve mobilizar e interessar a magistrados tanto da 1ª quanto da 2ª instância. Nós precisamos conhecer o Tribunal por dentro e participar das decisões que irão refletir sobre o trabalho do jurisdicionado”, disse a desembargadora.

A mesa de debates foi presidida pelo desembargador Ricardo Espíndola Borges e teve como debatedor o juiz do trabalho Luciano Athayde Chaves, ambos do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte.

A palestra foi dividida em três momentos, sendo o primeiro sobre a mudança de foco do arcabouço jurídico do Estado e da administração pública, onde a desembargadora explicou a mudança do paradigma do modelo burocrático para o modelo gerencial, além de ressaltar as implicações dessa mudança na rotina do judiciário.

No segundo momento, Jucirema Marinha Godinho Gonçalves tratou de exemplificar o surgimento da nova gestão pública que segue os mesmo moldes do modelo de gestão empresarial, focado na satisfação do público.

Por último, a desembargadora engajou a discussão dos magistrados sobre a participação no processo de gestão política dentro dos Tribunais, além de exemplificar o que vem a ser a Gestão Compartilhada, que é um modelo de gestão onde todos os personagens que compõem o Tribunal devem colaborar ativamente do processo de gerenciamento.

O modelo apresentado é o mesmo aplicado no Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, onde Jucirema Marinha Godinho Gonçalves é coordenadora do programa de gestão e estratégica.

Para o juiz Luciano Athayde Chaves “A participação dos juízes na política dos Tribunais ainda é muito incipiente. Deve haver um modelo de governança participativa e menos centralizado, que estimule a participação de juízes para que nós possamos nos acostumar com atos de gestão”, disse.

O desembargador Ricardo Espíndola Borges, parabenizou o trabalho da Escola Judicial do TRT-RN pelo desenvolvimento da I Semana Institucional, pois “discutir sobre trabalho com os membros que compõe o jurisdicionado é que traz crescimento”, concluiu.

Deixar um comentário