BRASÍLIA:PDT quer atrair nanicos para a base governista

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, é um dos líderes partidários que trabalha para formar um bloco de apoio ao próximo governo e tenta atrair partidos como o PTC e o PTN

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, negocia a formação de um bloco no Congresso de apoio ao próximo governo Dilma. Para isso, está trabalhando para atrair partidos menores, como o PTC e o PTN. Na próxima legislatura, o PDT terá 19 deputados. O PTC elegeu quatro e o PTN, dois.

No meio das conversas, Lupi atraiu para o PDT o prefeito de São Luís (MA), Edvaldo Júnior, então filiado ao PTC. Por ser um bloco governista, o grupo espera atrair também alguns partidos médios, como o PCdoB, que terá 10 deputados, e o Pros, com 11.

Os dois partidos também já anunciaram a disposição de dar sustentação ao governo da petista. O governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), disputa com Lupi o papel de organizador de um bloco governista mais à esquerda.

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, também articula a formação de um bloco pró-Dilma, mas com partidos conservadores. Com 37 deputados federais eleitos, o PSD inicia o mandato como a quarta maior força da Câmara, mas já organiza a criação de um novo partido para aumentar a sua força.

Ao todo, 28 legendas conseguiram eleger representantes. Por isso, a formação de blocos é fundamental para garantir espaço aos partidos na Casa, como a participação em comissões e o acesso à estrutura de liderança.

Apenas os três maiores partidos (PT, PMDB e PSDB, respectivamente) contam com mais de 10% cada um do número total de parlamentares.

Além dos agrupamentos governistas, o PSB anunciou a intenção de unir parlamentares com perfil mais independente, enquanto o PSDB tenta organizar uma atuação conjunta da oposição.

Bancada do Cunha

Há controvérsia sobre informações de que o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ) tem ascendência sobre 50 deputados. Um petista garante que Cunha comanda uma bancada com cerca de 100 deputados, do PMDB, PR e PTB, para os quais consegue ajuda em campanhas.

Fonte:Site ultimo segundo

Deixar um comentário