Conheça um pouco da História de Nova Cruz e de seus 95 anos de emancipação Política

A cidade de Nova Cruz comemora nesta quarta – feira, os seus 95 anos de emancipação política, neste dia 03 de dezembro e de maneira bem simplificada estamos colocando um pouco da história de Nova Cruz.

A origem de Nova Cruz:
O primeiro nome foi Urtigal por motivo de a região ter a existência de urtigas por toda parte.
Uma propriedade rural agropecuária situada ás margens do rio Aririmatau, surgiu como Anta Esfolada, pela tradição, diz a história que havia um animal feroz, uma ANTA, que diziam possuir o espírito maligno e era um mal augoro a quem conseguisse apanhá-la em dias de azar. Pois um caçador prendeu a Anta em uma armadilha, em uma sexta-feira e resolveu, para tirar-lhe o feitiço, esfolá-la viva. Em que no primeiro corte, a Anta deu um salto e escapou, deixando o couro na mão do caçador e embrenhou-se, esfolada, pela mata, adquirindo a fama de animal feroz.
Um missionário e exorcista, o Frei Serafim de Catânia, pediu alguns galhos de Inharé, advindos de Santa Cruz, que fincou no ponto mais alto, onde costumeiramente passava o animal e assim, ninguém mais viu a Anta Esfolada e o povoado passou a denominação de Nova Cruz. Isso por que se colocava cruz com galhos comuns, até que se colocou com galhos de Inharé e ficou uma Nova Cruz.
Nova Cruz pertenceu, quando Anta Esfolada, A Vila Flor, Goianinha e Serra de São Bento. Nessas dependências existiam os fatores religiosos e administrativos.
As primeiras décadas:
O município foi criado em 15 de março de 1852, lei nº 245, já a emancipação é de 03 de dezembro de 1919, lei nº 470. A bandeira do município é de 02 de dezembro de 1855.
O criador do projeto de emancipação política de Nova Cruz foi o Deputado Estadual Francisco Bruno Pereira.
Nova Cruz foi povoado aos poucos e de forma muito dispersa e com mais densidade, ás margens do Rio Curimatau.

Deixar um comentário