Ministério da Agricultura declara RN “Área livre do Moko da Bananeira”
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Instrução Normativa SDA Nº23, reconheceu nesta quinta-feira, 4, o estado do Rio Grande do Norte como “Área Livre da praga Ralstonia solanacearum, raça 2”, conhecida como Moko da Bananeira.
O RN é o segundo maior produtor de banana no Brasil, e o reconhecimento vai garantir ainda mais qualidade na exportação do produto. “Tudo isso é resultado de um trabalho sério que fizemos nos últimos quatro anos para criar, no campo, condições de desenvolvimento da agricultura e, consequentemente, de emprego e renda. Fico muito feliz com mais essa conquista”, declarou a Governadora Rosaba Ciarlini ao receber a Instrução Normativa do Ministério.
Além do Moko da Banananeira, o Rio Grande do Norte possui, ainda, três outras áreas livres: Área Livre da Aftosa com vacinação, reconhecida pela Organização Internacional de Saúde Animal; Área Livre da mosca das frutas (Anastrepha grandis), e Área livre da Sigatoka Negra.
As especificidades credenciam o estado como importante pólo exportador de produtos frutícolas para a Europa, Mercosul, Chile e Estados Unidos, países que possuem Lesgislação Fitossanitária altamente exigentes.
“Essa é uma grande conquista para o estado porque agora poderemos exportar banana para outros países”, comemorou a Diretora Geral do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), Maria Leonice.