Política & Políticos – Por Lenilson Costa

REFORMA POLÍTICA

Prefeitos e vereadores defendem eleições gerais e unificação de mandatos

Audiência pública sobre eleições municipais promovida pela comissão especial da reforma política que analisa propostas de emendas à Constituição (PECs 344/13, 352/13 e outras)

Durante a audiência, os representantes dos prefeitos e dos vereadores apresentaram resultados de pesquisas sobre temas como reeleição e financiamento de campanhas. ( Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados)

Tema dominou o debate da comissão da reforma política com representantes da Confederação Nacional dos Municípios e da União dos Vereadores do Brasil.

A unificação de mandatos e pleitos em todos os níveis – municipal, estadual e federal – foi defendida nesta quinta-feira (12), em audiência pública, por representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da União dos Vereadores do Brasil (UVB). O debate foi promovido pela comissão especial da reforma política que analisa propostas de emendas à Constituição (PECs 344/13, 352/13 e outras).

A prefeita de São Bento do Una (PE), Débora Almeida, representando a CNM, apresentou resultado de pesquisa sobre a reforma política feita pela entidade, em 2013, com 622 dos 5.563 prefeitos do Brasil (11%).

De acordo com o estudo, a maior parte dos entrevistados se posicionou, entre outros temas, da seguinte forma:
– a favor de eleições gerais (83,5%);
– pelo fim da reeleição no Executivo (73,3%);
– pela manutenção do voto obrigatório (58,4%);
– a favor do financiamento público exclusivo (49,2%); e
– a favor do voto distrital para deputados (42,4%), embora parcela quase semelhante (40,7%) tenha apoiado a manutenção do sistema atual (proporcional). (Extraído do site da Câmara dos Deputados)

PTB E DEM CONFIRMAM FUSÃO EM 20 ESTADOS PARA ELEIÇÕES DE 2016

POR RAFAEL SAN

O deputado federal Efraim Filho (DEM) e o presidente estadual do PTB, Wilson Santiago, afirmaram, na manhã desta quarta-feira, que o processo de fusão dos dois partidos está em fase de finalização e que a nova legenda disputará a eleições do ano que vem, para prefeituras e câmaras de vereadores.

Wilson Santiago coordena uma comissão responsável pela fusão e disse que um relatório a respeito do processo será finalizado até o próximo dia 30. Em entrevista ele disse acreditar que, oficialmente, a fusão deverá ser anunciada até o dia 15 de abril deste ano.

A fusão entre DEM e PTB forma uma legenda que já nasce como a quarta maior bancada da Câmara Federal (28 deputados do PTB e 21 do DEM) e quarta maior bancada do Senado (4 senadores do PTB e 5 do DEM), O novo partido perderia apenas para PMDB, PSDB e PT.

“Há um consenso nacional em torno da fusão entre PTB e DEM. Estou certo de que será um novo partido com imensa força política e com muitos nomes com potencial para as disputas eleitorais, já a partir do ano que vem”, disse o deputado federal Efraim Filho (DEM).

MaisPB

___________________________

PÂNICO DO PROTESTO FAZ DILMA ‘SEGURAR’ MINISTROS

Informações dos serviços de inteligência sobre as manifestações de domingo (15), contra a corrupção e em defesa do impeachment de Dilma, levam pânico ao Palácio do Planalto. Ministros começaram a ser informados ontem de que não poderão deixar Brasília a partir de sexta-feira (13). Todos os órgãos do governo estarão mobilizados para tentar esvaziar os protestos ou para enfrentar eventuais “consequências”.
SUPERPODEROSO

Criado em 2014 para emparedar o governo, o blocão tem oito partidos (PMDB, SD, PP, PR, PTB, DEM, PSC e PHS) e 221 deputados em exercício. Sem contar PSDB e PSB, que jogam no time da oposição.

___________________________ (Extraído da Coluna de Claudio Humberto)
NOMEAÇÕES PARA NOVA CRUZ

Quatro cargos foram nomeados nesta semana pelo governo 

Os cargos da Casa da Cultura e da Unidade Penal da Cadeia Pública “Nominando Gomes da Silva” em Nova Cruz foram nomeados pelo governo. Os nomes são eles: ILVAITA MARIA COSTA e TEOBANIO TAVARES DA SILVA, na Casa da Cultura. E na direção da Cadeia Pública são eles: FELLIPE BRUNO DOS SANTOS BARBOSA é o novo Diretor de Unidade de Penal e LUIS GONZAGA PIMENTEL FELIPE DA SILVA é o vice – diretor.

APOIO

Carlos Eduardo quer apoio de PMDB, SD e PSDB para 2016

carloseduardo

O prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves, do PDT, tem evitado falar sobre política para focar a atenção nos trabalhos a frente da Prefeitura, mas nos bastidores ele já externou a vontade de unir no seu palanque de reeleição os partidos que hoje estudam candidaturas próprias. Carlos Eduardo quer contar com apoio de PMDB, SD e PSDB.

O PMDB, da base, pode ter uma candidatura própria com o deputado estadual Hermano Morais. O deputado estadual Kelps Lima, estuda a possibilidade de sair candidato pelo SD. Ele inclusive já iniciou conversas com o deputado federal Rogério Marinho, do PDSB, para que os dois dividam o palanque em torno de uma candidatura tucana.

Muita água ainda vai rolar, mas os bastidores políticos das eleições 2016 já estão esquentando em Natal. Foto: Divulgação

ENCONTRO

Robinson recebe convite para participar do I Encontro de Prefeitos e Vereadores do RN

convitefemurn

O governador Robinson Faria recebeu em audiência no início da noite desta quarta-feira, 11, o prefeito de Mossoró e presidente da Federação dos Municípios do RN – FEMURN, Francisco José Silveira Júnior e o presidente da Câmara Municipal de Mossoró e presidente da Federação das Câmaras Municipais do RN – FECAM, vereador Jório Nogueira.

O prefeito e o vereador entregaram ao Governador convite para participar do I Encontro de Prefeitos e Vereadores do RN que acontece no próximo dia 20, em Natal. O encontro será realizado na Escola de Governo, a partir das 15 horas e terá como palestrante o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

Presidente da Assembleia reforça apoio aos municípios potiguares

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) recebeu na manhã desta quarta-feira (11) a visita do presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn), o prefeito de Mossoró Francisco José Júnior (PSD) e do presidente da Federação das Câmaras (Fecam), o presidente da Câmara Municipal de Mossoró Jório Nogueira (PSD). Durante o encontro, Ezequiel Ferreira reforçou apoio aos municípios e câmaras do Estado.

DEM EMITE NOTA

NOTA OFICIAL SOBRE AS MANIFESTAÇÕES POPULARES

A Direção do Democratas torna público seu posicionamento diante dos  recentes fatos que vêm estarrecendo a opinião pública e indignando a sociedade brasileira.

1- Os movimentos de protestos que vêm ocorrendo são legítimos, dignos pelo seu caráter pacífico e, portanto, merecedores do nosso respeito.

2- Entendemos que estes movimentos apartidários devem ser compreendidos como manifestações refletidas da sociedade organizada e, portanto, merecedoras da importância e do respeito que os simpatizantes do Democratas têm pelos seus organizadores.

3-  Finalmente, não podemos, como Partido ou militantes, deixar de aplaudir iniciativas que só orgulham a Democracia brasileira.

Senador José Agripino (RN) – Presidente nacional do Democratas

Senador Ronaldo Caiado (GO) – Líder do Democratas no Senado

Deputado Mendonça Filho (PE) – Líder do Democratas na Câmara

Deputado Pauderney Avelino (AM) – Líder da minoria no Congresso

SENADOR CRIVELA

Senador é contra PEC proíbe coligação com outros partidos na proporcional

Emenda teve o apoio de todos os partidos: 61 votos sim, sete não e duas abstenções. Mas alguns senadores alertaram que a PEC dificilmente será aprovada na Câmara, onde deputados de pequenos partidos teriam dificuldade de formar chapa para disputar as eleições. O senador Marcelo Crivela (PRB-RJ), um dos votos contrários, disse que a PEC é inconstitucional porque viola o artigo 5º da Constituição, que determina a livre organização dos partidos.

– Essa emenda não passará na Câmara, onde os 28 pequenos partidos se oporão a ela. E se passar o Supremo vai derrubá-la – disse Crivela.

Governador reúne deputados estaduais para estreitar relacionamento entre os Poderes

9ec4d963-7faf-42b6-8c2b-0798bf389624 (1)

Um Governo transparente e aberto ao diálogo foi o recado do Governador Robinson Faria aos deputados estaduais que participaram do café da manhã, hoje, 12. Na ocasião, o Governador reiterou seu propósito de unir forças entre o Executivo e o Legislativo em prol do desenvolvimento e crescimento do Estado. “Em nossa gestão, no que diz respeito à relação entre o Governo e o Legislativo será a melhor possível. Vocês me conhecem, tenho imenso respeito pela Casa Legislativa do Estado, onde passei tanto tempo e jamais serei um censor de discursos ou de oposição. E nada impedirá que eu busque o diálogo com cada um dos deputados”, disse Robinson Faria, acrescentando que sabe da importância da Assembleia Legislativa para a governabilidade. “O Governador não é o único protagonista num Governo, convoco todos vocês a serem parceiros do Estado e que nossas conquistas sejam suas também”.

TRANSPORTE ESCOLAR

Fátima apresenta ideia de criação de programa de transporte escolar para estudantes universitários

Diante da dificuldade de deslocamento de boa parte dos estudantes que cursam o ensino superior no país, a senadora Fátima Bezerra apresentou, na quarta-feira (11), em audiência com presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antonio Idilvan de Lima Alencar, a ideia de criação de um programa de transporte escolar exclusivo para estudantes universitários.

De acordo com Fátima, o programa seguiria o modelo do “Programa Caminho da Escola”, que garante acesso e permanência na escola de estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. “O presidente do FNDE foi muito sensível a ideia”, afirmou a senadora.

Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

Logo-ACOMPROD-1024x353 05

996038_354198238057795_724062783_n (1)

Deixar um comentário