Saneamento de Natal e assinatura de convênio com a ANA

São ações que marcam a abertura da Semana do Meio Ambiente no Estado

Semana do Meio Ambiente_Demis Roussos (5)

Semana do Meio Ambiente_Demis Roussos (3)

O governador Robinson Faria participou na manhã de hoje (2) da Semana Nacional do Meio Ambiente, no Anfiteatro Pau-Brasil do Parque das Dunas e aproveitou para falar de uma série de ações que estão sendo tomadas pelo seu Governo como, por exemplo, as obras de saneamento de Natal que, em dois anos deverão sanear praticamente 100% dos lares. A emissão de licenças ambientais e criação do Selo Verde, pelo Idema; e também a assinatura do termo de cooperação do Convênio de Implementação do Sistema de Monitoramento de Qualidade de Água, no valor de R$ 350 mil, entre a Agência Nacional das Águas (ANA) e o Instituto de Gestão das Águas (Igarn).

Semana do Meio Ambiente_Demis Roussos (9)

“Já participei de muitas Semanas de Meio Ambiente. Mas, hoje estamos não só celebrando a consciência ambiental como também estamos comemorando realizações do nosso Governo para o meio ambiente”, disse o governador, adiantando que a prática dos políticos de não priorizar obras de saneamento, porque “são escondidas” é “ultrapassadas” e é desejo seu ver a capital potiguar totalmente saneada. Robinson Faria também lembrou que está sendo retomado o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Conema) e parabenizou o trabalho do Idema na celeridade em emitir licenças ambientais, assim como também pela criação do Selo Verde, que evita falsificações de licenças daquele órgão.

Participaram da abertura órgãos com a Semarh, Idema, Caern, Igarn, Secretaria da Mulher e Secretaria da Juventude. Cada uma das pastas ligadas ao Meio Ambiente destacou ações que fazem jus ao tema deste ano da Semana do Meio Ambiente: “Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com moderação”. O secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Mairton França destacou a retomada do Plano Estadual de Resíduos Sólidos e a criação dos consórcios municipais. “E temos de partir do Plano para as ações. Sensibilizar é agir, é mudar as atitudes. E este Governo está disposto tirar do papel as ações que busquem o respeito à vida no planeta para nossa geração e para as gerações futuras”.

O diretor presidente do Igarn, Josivan Cardoso Moreno, comemorou a assinatura do Termo de Cooperação e afirmou que o órgão passa por uma significativa mudança em se tratando de medidas governamentais: “O Instituto deixa de ser um órgão punidor para ser uma referência em monitoramento da qualidade da água e também um parceiro para o uso racional desse recurso natural. Estamos tornando a gestão das águas algo compartilhado e responsável”.

Marcelo Toscano, diretor presidente da Caern, falou das obras de saneamento de Natal e da expectativa de não só haver a captação dos esgotos, como também o seu tratamento, com a construção de mais duas Estações de Tratamento, uma na Zona Sul e outra na Zona Norte.

Fotos: Demis Roussos

Deixar um comentário