Política & Políticos – Por Lenilson Costa

Blog lenilson do Agreste 02

AGRESTE

ENCONTRO REGIONAL DO PARTIDO PSB EM SANTO ANTONIO

psb

Nesta sexta – feira (07), na cidade de Santo Antonio, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), vai sediar o Encontro Regional do (PSB). O evento acontece a partir das 15h, na Câmara Municipal, e contará com a presença da presidente estadual da legenda, a vice-prefeita de Natal e ex-governadora do RN, Wilma de Faria, além dos deputados Tomba e Márcia Maia. Na oportunidade dirigente do partido de várias cidades da região realizará novas filiações e discutirá as eleições de 2016.

Em Santo Antônio, o partido estará recebendo novos filiados, segundo me informou o presidente da comissão provisória do PSB no município, o vereador Júnior Nogueira. A expectativa gira em torno dos nomes e lideranças que estarão assinando a ficha de filiação do partido. (Com informações do Blog Amigos da Onça).

ASSINATURA

Grupo que comanda criação do Partido Liberal apresentará novos números na próxima semana

Sem as 500 mil assinaturas de eleitores manifestando apoio à sua criação, o PL, novo partido, foi rejeitado hoje pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O TSE calculou as assinaturas em cima de informações não atualizadas.

O grupo do ministro Gilberto Kassab garante que os números não são estes, e que até a próxima semana a exigência da justiça eleitoral será cumprida e a nova legenda deve apresentar todas as assinaturas necessárias para seu registro.

No Rio Grande do Norte o Partido Liberal será comandado pelo grupo político do governador Robinson Faria. (Extraído do Blog Thaísa Galvão)

105ª edição

“Assembleia Cultural”, promovida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

11822832_915267891868437_3850886821242239216_n

A noite de quarta-feira (5) foi de arte na praia da Pipa, em Tibau do Sul. Durante a 105ª edião da “Assembleia Cultural”, promovida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, artistas de Natal e de Tibau do Sul estiveram reunidos e mostraram o talento à população que foi até um dos principais cartões portais do estado. Os envolvidos vibraram com a iniciativa do Poder Legislativo.

Oferecendo lazer e opções culturais gratuitas para a população, a “Assembleia Cultural” já teve mais de mil artistas em seus palcos montados em todo o Rio Grande do Norte. Um dos que participou em diversas edições e marcou presença em Pipa foi o flautista Carlos Zens, que apresentou seu novo trabalho, o “Pescador de Sons”. Para ele, a oportunidade dada pela Assembleia aos artistas potiguares é importante para a motivação e divulgação do trabalho.

EXONERAÇÃO

113Justiça determina exoneração do Procurador Geral do Município de Santo Antônio

A juíza substituta da Comarca de Santo Antônio, Tatiana Socoloski, acatou uma medida cautelar que determinou que o senhor Edmílson Targino de Oliveira Bezerra seja exonerado do cargo em comissão de Procurador Geral do Município. Na decisão judicial publicada nesta quinta-feira (06), a magistrada deferiu o pedido de liminar proposto pela vereadora Goreth Orrico, por meio de uma Ação Popular, alegando que o senhor Edmílson acumula o cargo em comissão no município e Assessor Parlamentar da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, cumprindo no exercício das duas funções uma carga horária total de 80 horas semanais.

AÇÕES

Dison cita ações do governo para melhorar estradas do estado

c668b55d15659bb8308914235117cb51inter_250-300

Em pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (6), o deputado Dison Lisboa (PSD) citou as obras de recuperação de estradas que estão sendo realizadas pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER).

O parlamentar se referiu mais especificamente à operação tapa-buracos na estrada de Pipa. “Quero agradecer ao governador Robinson Faria e ao diretor do DER, General Jorge Fraxe, pelo atendimento ao pleito na recuperação desta estrada. Todos sabemos da importância de Pipa, que tem destaque até internacional”, afirmou Dison.

O parlamentar destacou também o momento, quando Pipa sedia a 3ª Flipipa, feira literária que acontece a partir de hoje. “Tivemos uma audiência onde fiz um apelo pessoal diante da importância de Pipa e do evento. Nessa mesma audiência tivemos o compromisso do Governo de iniciar as obras de malha viária do Agreste”, disse Dison.

LEI MARIA DA PENHA

Márcia Maia destaca os avanços necessários à Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha completa 9 anos nesta sexta-feira, 7 de agosto. Foi sobre esse assunto que a deputada estadual Márcia Maia (PSB) se pronunciou nesta quinta-feira (6), quando ressaltou a importância da Lei e a necessidade de avanços.

“A Lei Maria da Penha foi uma grande conquista, mas ainda há muito que avançar. Precisamos mudar essa cultura da violência contra a mulher, da desigualdade de gênero e ainda cobrar do governo a apuração desses crimes, além da criação de políticas públicas voltadas para as mulheres”, disse Márcia Maia.

TURISMO

Gustavo Fernandes cobra implantação da Lei do Turismo no RN

0256f24d6ca3c532d63d40b267c139a0inter_250-300

O deputado Gustavo Fernandes (PMDB) cobrou em sessão nesta quinta-feira (06) na Assembleia Legislativa a implantação da Lei do Turismo no Rio Grande do Norte. De acordo com ele, a lei precisa ser efetivada pelo Governo do Estado.

“O turismo é um setor que precisa de planejamento e vamos cobrar a implantação da lei do Turismo no Rio Grande do Norte”, destaca Gustavo Fernandes.

A lei foi criada em 2013 e aprovada em dezembro do ano passado pelos deputados estaduais. Um dos destaques da lei é a criação do Fundo Estadual do Turismo (Fundetur) que estabelece normas sobre a Política Estadual de Turismo com base no planejamento, desenvolvimento e estímulo do setor, disciplinando a divulgação e promoção do destino turístico.

APOIO

Robinson recebe homenagem por apoio ao ensino da música nas escolas

A iniciativa do Governo do Estado em fortalecer a educação e a cultura  foi reconhecida nesta quinta-feira, 6, pela Ordem dos Músicos do Brasil no Rio Grande do Norte e pelo Conselho Federal da categoria, que agraciaram o Governador Robinson Faria com medalha e diploma de honra ao mérito.

A entrega das homenagens aconteceu na solenidade de comemoração dos 514 anos de fundação do Estado do Rio Grande do Norte, data da fixação do marco de Touros, a ser comemorada nesta sexta, 7. A solenidade aconteceu na Escola de Governo, em Natal, e contou com a participação de Bandas de Música e Fanfarras das escolas estaduais em vários municípios.

ENEM

Professora Eleika analisa resultado do Enem e critica manutenção da UERN pelo Estado

Professora há mais de 50 anos e vereadora em Natal, Eleika Bezerra mantém seu discurso sobre o resultado do ranking nacional do Ensino Médio, divulgado nesta quarta-feira (5), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “É inadmissível que um Estado que possui um dos piores resultados no Ensino Médio do país continue mantendo uma universidade, quando a obrigação de cuidar do Ensino Superior é da União”, reafirma a educadora.

De acordo com os dados divulgados, o Rio Grande do Norte tem apenas uma escola entre as 100 instituições com melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. No entanto, esta é da rede privada.

ECONOMIA

Conselho Regional de Economia realiza ações na Semana do Economista

Nos últimos tempos não se fala em outra coisa a não ser em crise econômica e pensando nisso, em comemoração ao Dia do Economista, na próxima quinta-feira (13), o Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Norte (CORECON/RN) em parceria com o Departamento de Economia/CCSA/UFRN realiza em Natal, de 11 a 13 de agosto, a Semana do Economista 2015, com o tema “Os desafios do Economista no cenário de crise nacional”.

ARTICULAÇÃO

Grupo do PMDB articula rompimento com Dilma

Reunidos na noite desta quarta-feira no restaurante de um hotel de Brasília, cerca de 20 deputados do PMDB inauguraram um movimento para articular o desembarque do partido da gestão Dilma Rousseff. Presidente da legenda e articulador político do governo, o vice-presidente Michel Temer foi informado sobre a novidade. Além dos deputados, integra o grupo o ex-ministro Geddel Vieira Lima, amigo de Temer.

Formou-se durante o jantar um sólido consenso: para os peemedebistas presentes, Dilma Rousseff preside um governo em estágio terminal. Avaliou-se que o agravamento da crise econômica e a deterioração da conjuntura política devem abreviar o segundo mandato da presidente. Concluiu-se que o PMDB precisa tomar distância da aliança com Dilma e o PT.

CASSAÇÃO

A oposição aposta em duas possíveis hipóteses que podem levar ao fim do governo Dilma. Uma delas seria a cassação da chapa Dilma-Temer pelo TSE e a outra seria uma forte pressão social pela renúncia da dupla

APROVAÇÃO

Agripino consegue aprovar na Comissão de Agricultura projeto para beneficiar juventude e empreendedorismo rural

_DSC1710 (1)

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado aprovou nesta quinta-feira (6), por unanimidade, projeto do senador José Agripino (PLS 104/2015) que institui a Política Nacional de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem do Campo (PNEJC). A matéria estimula o empreendedorismo no meio rural, principalmente promovendo a geração de mais oportunidades para a juventude do campo.

Na prática o projeto institui, por exemplo, o ensino do empreendedorismo nas escolas rurais e universidades e estimula a criação de linhas de crédito rural específicas para os jovens do campo. A proposta do senador também incentiva a inclusão digital entre esses jovens, com capacitações sobre o uso adequado e eficiente das novas tecnologias, do computador e da internet.

‘PAUTA-BOMBA’

Câmara aprova PEC da AGU, item da ‘pauta-bomba’

Congresso em Foco

camara_plenario_nilsonbatista_agcamara1

Proposta também vincula o subsídio da advocacia pública e dos delegados da Polícia Federal e da Polícia Civil aos vencimentos de ministros do STF. Para o governo, mudança é inviável devido ao impacto de R$ 2,5 bilhões nos cofres públicos.

A Câmara aprovou na madrugada desta quinta-feira (6) em primeiro turno, por 445 votos a favor, 16 contra e seis abstenções, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 443/09, que vincula os salários da Advocacia-Geral da União (AGU) ao subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), teto do funcionalismo público. De acordo com a PEC, o vencimento do nível mais alto dessas carreiras equivalerá a 90,25% do subsídio mensal dos ministros.

O substitutivo aprovado em primeiro turno pela Câmara estende o benefício também às carreiras de delegados de Polícia Federal (PF) e de Polícia Civil e dos procuradores estaduais, do Distrito Federal e das Procuradorias Municipais de capitais e de cidades com mais de 500 mil habitantes. Esse foi o primeiro item da “pauta-bomba” analisado pela Casa e representou a primeira grande derrota do governo no segundo semestre. Integrantes da base afirmam, inclusive, que pretendem ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal contra a aprovação da matéria. Até mesmo o PT apoiou amplamente a PEC.

Só três petistas votaram com o governo; veja a lista de votaçãoPIOR DA HISTÓRIA

DATAFOLHA: GOVERNO DILMA TEM REPROVAÇÃO DE 71%

Segundo o Datafolha, 66% dos brasileiros querem impeachment

Dilma Rousseff Foto Ueslei Marcelino Reuters

SEGUNDO A PESQUISA, MAIS PESSOAS TAMBÉM ACREDITAM QUE ELA DEVERÁ SER AFASTADA DO CARGO (FOTO: REUTERS)

O nível de reprovação de Dilma Rousseff subiu para 71%, segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 4 e 5 de agosto. Com isso, ela se torna a presidente da República mais impopular desde o início da série histórica do levantamento, em 1990.

Quem detinha o recorde até o momento era Fernando Collor, que era reprovado por 68% dos entrevistados em setembro de 1992, pouco antes de sofrer um processo de impeachment.

O grupo de pessoas que considera o governo Dilma ótimo ou bom caiu para 8% frente aos 10% da pesquisa anterior, realizada em junho. Nesse levantamento, o nível de reprovação era de 65%

A reprovação da presidente é homogênea nas cinco regiões do País. No Nordeste, onde o PT teve expressivas votações nas últimas eleições presidenciais, 10% dos entrevistados classificam positivamente o governo. Para 66%, a administração de Dilma é ruim ou péssima.

Mais pessoas também acham que o Congresso deveria abrir um processo de impeachment de Dilma. Enquanto em abril, 63% dos entrevistados disseram, que sim, na pesquisa atual esse número passou a 66%. Questionados sobre um possível resultado desse processo caso ele seja aberto, 38% acreditam que a presidente será afastada do cargo. Em abril, 29% tinham essa opinião.

Essas taxas também não sofrem grandes variações entre as diferentes regiões do País. No Centro-Oeste, 74% acham que o Congresso deveria tramitar um pedido de afastamento. No Nordeste, 67% têm essa opinião. Já as regiões Sul e Sudeste registram 65%.

O Datafolha entrevistou 3358 pessoas em 201 municípios. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos porcentuais. (AE)

Deixar um comentário