Município de Nova Cruz recebe a Semana Criativa

 

Imagem inline 1A ação Semana Criativa chega ao município de Nova Cruz e região. As atividades são voltadas aos artistas, artesãos e empreendedores criativos do município e acontecem nos dias 02, 03 e 04.12 Casa da Cultura do município.

A Semana Criativa é uma iniciativa do RN Criativo #Incubadora – projeto da Fundação José Augusto e Ministério da Cultura, que tem o objetivo de dar suporte a empreendedores criativos na elaboração de seus projetos e empreendimentos culturais.

A programação da Semana Criativa terá as seguintes atividades

Dia 02/12 – 19h às 21h – Palestra: “Criatividade é o Negócio! – Empreendendo em Economia criativa.” – com o agente territorial Esso Alencar.

Dias 03 e 04/12 – 18h às 22h – Oficina: “Criatividade e Colaboração na Construção de Futuros Desejáveis” – com a produtora cultural Mariana Queiroz.

O evento é gratuito e aberto ao público e todas as atividades irão acontecer na Casa da Cultura. Para participar da palestra o interessado deve comparecer a Casa de Cultura no dia 02.12, às 19h. E para as oficinas devem fazer inscrição pelo emailsemanacriativa.rncriativo@gmail.com, informando no título do email o nome da oficina e no corpo do email nome completo, CPF, data de nascimento e número de celular.

Nos dias 03 e 04/12 durante o dia, a equipe RN Criativo realizará mapeamento dos empreendimentos criativos na região: Pontos de Cultura, brincantes, grupos artísticos, mestres da cultura popular, projetos que realizem atividades culturais, etc. Isso irá permitir ter um diagnóstico das necessidades da região no tocante a investimentos culturais, e assim planejar atividades que possam dar suporte aos empreendedores criativos da região.

O que é o RN Criativo?

Coordenado pela Fundação José Augusto, o projeto RN Criativo foi iniciado em maio de 2014, mas devido a dificuldades administrativas da gestão passada, teve seu funcionamento limitado e suspenso por seis meses. A atual gestão da Fundação José Augusto e o Governo do estado se empenharam em solucionar os entraves administrativos e reativar plenamente o projeto, o que aconteceu no inicio do mês de agosto deste ano.

A Incubadora RN Criativo vai atuar em todo estado de Rio Grande do Norte, dando suporte as Casas de Cultura Popular e outros agentes culturais do estado. É uma parceria entre o Ministério da Cultura e da Fundação José Augusto.

Em Natal, o escritório funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 14h00, oferecendo cursos de formação e consultoria a agentes culturais. A equipe de profissionais é composta por agentes administrativos, agentes territoriais, assessor de comunicação e marketing, coordenadores de articulação, de capacitação/formação, de empreendedorismo e inovação, e um coordenador técnico de gestão.

Projeto Brasil Criativo

As Incubadoras são centros de formação, capacitação, fomento e promoção à economia criativa nas suas diversas áreas de atuação. O projeto Brasil Criativo foi criado para promover o compartilhamento de experiências e fortalecimento de redes e coletivos criativos, tendo como norte a interação multissetorial entre empreendedores criativos e instituições parcerias que reúnem secretarias de governos, bancos, universidades, Sistema S e sociedade civil.

As Incubadoras Brasil Criativo ofertam gratuitamente aos agentes culturais cursos e consultorias, planejamento estratégico, assessoria contábil, jurídica, elaboração de projetos e captação de recursos. As atividades são desenvolvidas por equipes locais, em diálogo com as potencialidades criativas de cada região.

São parceiros do programa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação, Ministério do Turismo, as secretarias estaduais e municipais de Cultura, secretarias de Desenvolvimento Econômico, Sistema S, Bancos e Universidades.

A Economia Criativa reúne em torno de vinte setores da nova economia e que atualmente são os que mais crescem e geram emprego no mundo, com base em um processo criativo e de inovação, que agrega valor a produtos e serviços, gerando riqueza cultural e econômica. A Rede Incubadora Brasil Criativo visa potencializar os empreendimentos nesses setores, posicionando a cultura um dos principais eixos estratégicos de desenvolvimento do país.

Secretaria de Políticas Culturais faz a gestão dos projetos

A Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do MinC tem como funções subsidiar e coordenar a formulação, a implementação e a avaliação das políticas públicas do Ministério. O trabalho é desenvolvido articulando os Ministérios da Educação e da Comunicação, de forma a integrar as políticas públicas de cultura, de educação e de comunicação nos âmbitos federal, estadual, distrital e municipal.

Além de coordenar a implementação, o monitoramento e a avaliação do Plano Nacional de Cultura (PNC), subsidiar a elaboração de atos para aperfeiçoar a legislação cultural; coordenar, implementar e gerenciar o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC).

Atualmente a Secretaria de Políticas Culturais (SPC) é responsável pela coordenação das incubadoras do projeto Brasil Criativo.

 

Deixar um comentário