Biometria garante registro único de cada eleitor

Série Urna Eletrônica

O cadastro da Justiça Eleitoral já conta com mais de 36 milhões de registros biométricos, que é a identificação dos eleitores por meio de suas digitais.  A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, tornando praticamente inviável a tentativa de fraudar a identificação do votante. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada cidadão por meio de impressões digitais únicas, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral.

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino, a biometria é uma evidência do compromisso da Justiça Eleitoral em prover melhoria contínua no processo de votação, que desde as eleições municipais de 2000 é totalmente informatizado. “A biometria dá maior credibilidade, à medida que, no momento da identificação na seção eleitoral, se garante que é o mesmo eleitor que fez o seu registro, ou seja, evita-se a possibilidade de uma pessoa se passar por outra, considerando que não existem duas digitais no mundo”, destacou o secretário.

Giuseppe ressalta que o cadastro eleitoral brasileiro é o maior da América Latina e também um dos mais confiáveis, justamente pela adoção de métodos de garantia de unicidade e unificação do cidadão e integridade dos dados. Ele explica que, com  a identificação biométrica, é possível introduzir um elemento extremamente preciso, no sentido da individualização, por meio do sistema AFIS (Automated Fingerprint Identification System), que verifica as minúcias digitais de cada indivíduo e compara com todos os outros que estão no banco de dados. “Com essa comparação, nós conseguimos garantir a unicidade do cidadão naquele universo. Com isso, nós introduzimos muito mais precisão neste cadastro, que  já tem um alto grau de confiabilidade”, pondera.

A biometria está sendo implantada gradativamente desde as eleições municipais de 2008 e já foi concluída em Alagoas, Amapá, Sergipe e no Distrito Federal. A etapa 2015/2016 da coleta biométrica envolve municípios de 23 estados brasileiros.

Deixar um comentário