Conselho Metropolitano vai integrar ações de Cidades Inteligentes no RN

inteligentes

O Conselho de Desenvolvimento Metropolitano reuniu nesta quinta-feira (07), na Escola de Governo, técnicos e gestores da Grande Natal para debater ações e projetos relacionados ao conceito de cidades inteligentes e humanas. Esse foi o primeiro encontro do Grupo de Trabalho dessa área. A reunião contou com a presença de representantes do Governo e das 14 prefeituras da Região Metropolitana de Natal. O GT vai se reunir a cada 45 dias. Dia 15 é a vez do Grupo de Trabalho de resíduos sólidos ser instalado.

Na abertura da reunião sobre Cidades Inteligentes e Humanas, o professor da UFRN Nélio Cacho apresentou ao GT o modelo de cooperação entre o Instituto Metrópole Digital, a prefeitura de Natal e a secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social. Ele mostrou iniciativas viáveis de integração nas áreas de segurança e mobilidade urbana.

O Grupo de Trabalho de Cidades Inteligentes e Humanas fará um mapeamento das iniciativas das prefeituras e do Estado para elaborar uma estratégia harmônica, incluindo iniciativas em curso das universidades, de integração na Grande Natal. O projeto será submetido ao GT para aprovação.

O secretário-executivo do Conselho, Renato Cunha Lima, afirmou que a reunião é importante para a sequência dos debates envolvendo os municípios da Região Metropolitana. “Iniciamos uma nova fase no relacionamento institucional entre os municípios, Estado e a sociedade. Instalamos mais um Grupo de Trabalho temático e vamos trabalhar pela integração das ações nos municípios com o Governo. O objetivo, na ponta do processo, é oferecer mais e melhores serviços à população”, afirmou.

Conselho

Reativado em 2015 depois de quatro anos paralisado, o Conselho é coordenado pelo Governo do Estado por meio da secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN). O fórum conta com representantes dos 14 municípios da região Metropolitana de Natal e criou oito grupos de trabalho para debater áreas estratégicas para o desenvolvimento da RMN. Em março, o GT de mobilidade urbana se reuniu pela primeira vez e aprovou a integração dos planos municipais de mobilidade urbana.

O Conselho de Desenvolvimento Metropolitano criou oito Grupos de Trabalho relacionados aos seguintes temas: mobilidade urbana; estatuto da metrópole; resíduos sólidos; segurança pública e defesa social; saúde; educação, cultura e esportes; cidades inteligentes; e agricultura familiar.

 

Deixar um comentário